Notícia

Esportes - 30/07/2011 - Com passe e gol de Ronaldinho, Flamengo bate o Grêmio por 2 a 0


Tricolor mais uma vez não jogou bem

 

Não foi a apresentação de luxo de três dias atrás diante do Santos, mas Ronaldinho Gaúcho fez o suficiente para que o Flamengo vencesse o Grêmio por 2 a 0 na noite deste sábado. Aos 28 minutos do primeiro tempo cruzou para Thiago Neves abrir o placar no Engenhão. E, no mesmo tempo da etapa final, roubou a bola de Victor que tentou driblá-lo e decretou o resultado final da partida válida pela 13ª rodada do Brasileirão.

Estacionado nos 13 pontos, o Grêmio fecha o sábado ainda na 14ª colocação, mas pode cair até três posições no complemento da rodada neste domingo. O próximo desafio será na quarta-feira, às 19h30min, diante do Atlético-MG na Arena do Jacaré.

 

- O jogo

Se o momento no Campeonato Brasileiro era mais favorável ao Flamengo, que comandado por Ronaldinho Gaúcho vinha de uma vitória histórica sobre o Santos por 5 a 4, no Rio de Janeiro foi o Grêmio, vaiado no empate em 1 a 1 com o América-MG em casa, quem começou em cima. Até a metade do primeiro tempo praticamente não deixou o adversário chegar no ataque e ainda arrematou por três vezes.

Com Mário Fernandes atuando desta vez como lateral-direito e Saimon na zaga ao lado de Rafael Marques, o Tricolor tentou a primeira aos 7 minutos, no chute de fora desferido por Fábio Rochemback que saiu longe do gol guardado por Felipe. Apenas dois minutos depois, Escudero fez fila na defesa do Rubro-Negro e, emendou à direita da meta. Por fim, aos 17, Leandro teve que bater duas, depois de jogada de Escudero, para ver a bola se perder pela linha de fundo mais uma vez.

Enquanto isso, os donos da casa apenas tiveram uma falta cobrada por Ronaldinho que bateu na barreira e um chute de Renato Abreu da marca do pênalti, já aos 22, que explodiu na zaga. Mas foram precisos apenas mais seis minutos para que a qualidade falasse mais alto, contando com uma colaboração da defesa visitante. No levantamento do camisa 10 para a área, Thiago Neves, entre Saimon e Rafael Marques, cabeceou firme no ângulo de Victor, que nada pôde fazer. Flamengo 1 a 0.

A partir de então, tocando mais a bola, a equipe dirigida por Vanderlei Luxemburgo não permitiu mais que os comandados de Julinho Camargo ameaçassem Felipe. Por outro lado, também não chegou mais com força à frente, administrando o resultado. Na única investida gremista antes do término da etapa final, aos 40 minutos Lúcio cruzou da esquerda, a bola passou alta para a cabeçada de Leandro e chegaria para André Lima na segunda trave se não fosse a antecipação de Airton por trás para tirar o doce do pé do camisa 99.

O segundo tempo reiniciou com os dois times demonstrando muita disposição. No entanto, a transpiração era infinitamente superior à inspiração. Prova disto é que, com o cronômetro marcando 20 minutos, os goleiros não trabalharam mais do que em uma ou outra intervenção em bolas alçadas na área. O primeiro chute em gol foi acontecer somente aos 23, quando Lúcio mandou cruzado e com efeito obrigando Felipe a se esticar rente ao chão para espalmar.

Tentando dar sangue novo ao ataque, o técnico Julinho Camargo trocou Leandro por Lins aos 25 minutos. Mas aos 28 quem chegou ao gol foi o Flamengo. Na tentativa de drible de Victor sobre Ronaldinho Gaúcho, no meio da área, o camisa 10 roubou a bola e ampliou, chegando ao seu nono gol e se distanciando na artilharia da competição.

Sem poder de reação, o Tricolor ainda teve em campo Marquinhos e Mithyuê nos lugares de Escudero e Adilson. Mas com pouco tempo para mostrar serviço, apenas foram mero coadjuvantes em mais um fracasso que deixa o time muito próximo à zona do rebaixamento.

 

 

> Campeonato Brasileiro
13ª rodada

Flamengo 2 x 0 Grêmio

FLAMENGO

Felipe; Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Willians, Airton (Fierro), Renato e Thiago Neves (Jael); Ronaldinho Gaúcho e Deivid (Bottinelli).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

GRÊMIO
Victor; Mário Fernandes, Saimon, Rafael Marques e Lúcio; Gilberto Silva, Adilson (Mithyuê), Fábio Rochemback e Escudero (Marquinhos); Leandro (Lins) e André Lima.
Técnico: Julinho Camargo

Gols:
Flamengo:
Thiago Neves (28min/1ºT); Ronaldinho Gaúcho (28min/2ºT)
Grêmio:

Cartões amarelos:
Flamengo:
Welinton, Willians
Grêmio: Saimon, Fábio Rochemback

Árbitro:
Sálvio Spínola (Fifa/SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Vicente Romano Neto (Asp. Fifa/SP)

Local: Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: Sábado, 29 de julho de 2011 

Público total: 28.793
Público pagante: 24.467
Renda: R$ 780.450.00

 

 

Fonte: Final Sports

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos