Notícia

Curiosidades - 30/06/2019 - Ciclistas aventureiros chamaram a atenção dos crissiumalenses neste domingo


Grupo está de passagem por Crissiumal

Os crissiumalenses que circularam nas proximidades da Praça da Matriz na tarde deste domingo (30) perceberam um grupo de forasteiros na cidade, e que chamavam a atenção.

Trata-se de um grupo de cinco ciclistas aventureiros, que passaram pela cidade, vindos do sul do continente, com destino a cidade de Foz do Iguaçu, local tradicional de encontro e parada de pessoas que estão nesse tipo de viagem.

Um uruguaio (Milton, carpinteiro, que se auto define como um nômade), dois colombianos (um homem, Lari, estudante de sistemas e uma mulher, Juli, estudante de psicologia), uma argentina (Verônica, professora de Educação Especial) e um chileno (Vicente, Técnico Agrícola) se encontraram no Uruguai para seguir a aventura, que depois de Foz do Iguaçu terá como destino a Colômbia. 

O uruguaio, Milton, de 40 anos, relatou o grupo irá se separar aqui na região, com o chileno e a argentina indo via Argentina e os demais pelo Brasil até Foz do Iguaçu, onde podem voltar a se encontrar e seguir junto ao Norte do Brasil, para depois cada um seguir seu destino. Ele já esteve 20 anos longe de sua casa, tendo indo a Manaus, no Amazonas, retornou para o Uruguai, no Chuí Uruguaio, onde encontrou com seus familiares e agora está novamente na estrada, em um modo bem alternativo de vida.

Os colombianos Lari e Juli saíram de casa viajando de carona e a pé, até o Uruguai, de onde decidiram seguir de bicicleta com Milton, que já possui experiência nesse tipo de aventura. Juli relatou que quando estudava via que o conteúdo de sala de aula não era suficiente e que só um desafio poderia lhe tornar uma pessoa melhor, por isso se arriscou na aventura.

Um cachorrinho acompanha o grupo desde Uruguaiana. Eles fazem apresentações com facões e outras em semáforos e lugares públicos, vivem com isso e com recursos conseguidos com a venda de artesanato.

Com a necessidade de manutenção das bicicletas, o grupo permaneceu em Crissiumal na noite deste domingo, sendo os ciclistas acolhidos na residência do empresário Jaime Rex e de sua esposa Lizete, que lhes ofereceram um jantar e um local para pernoite.

Jaime Rex conversou com eles, que contaram a sua história em um vídeo bastante interessante que pode ser assistido no topo dessa matéria.

O Guia Crissiumal agradece a Jaime Rex pela colaboração com a matéria.

Postado: Leila Ruver
Vídeos