Notícia

Texto de Opinião - 30/01/2017 - O raciocínio lógico, também depende de uma boa leitura


Por Professora Marcia Grübler, graduada e pós graduada em matemática



Sabe-se que o hábito da leitura é extremamente importante, pois além do domínio das operações matemáticas e das representações numéricas, é necessário que se tenha a capacidade de interpretação de texto e na aplicação de problemas. 

 

Quando se trata da leitura resolutiva, ou seja, aquela que gera cálculos para a solução de problemas, na compreensão da linguagem matemática o fato de ler e interpretar são fundamentais porque esses fatores é que vão ordenar logicamente o pensamento. De acordo com Kleiman (1996), certa dificuldade de leitura somada ao pouco hábito de ler aponta para uma possível falta de familiaridade com o texto escrito, em suas diferentes modalidades. Isto é relevante porque as habilidades de leitura e interpretaçãode  informações  numéricas  contidas  no  diferentes   tipos de texto instrumentalizam melhor o sujeito para lidar com as informações. 

 

Tendo em vista que o aluno precisa conviver com o texto de matemática e interpretá-lo durante toda a sua carreira escolar, convém o professor acompanhar a leitura dos textos,propiciando ao aluno uma melhor compreensão dos conhecimentos matemáticos expostos , e elaborar estratégias para encontrar as soluções ou vislumbrar diferentes caminhos para resolver os problemas . É importante também que estejam vinculados a sua realidade, acontecimentos do dia a dia, pois assim será mais fácil de reconhecer dados que estão inseridos nos problemase que darão uma visão mais clara do que se pretende saber. A prática de resolver problemas nas aulas de matemática, faz com que o aluno aplique e entenda os conteúdos trabalhados, bem como,  desafiam-no a utilizar o raciocínio, a lógica ou o cálculo mental..A leitura e interpretação de textos, deve ser um trabalho conjunto ,envolvendo todas as disciplinas,pois a questão da correta interpretação,do pleno domínio do vocabulário não são apenas relevantes na resolução de problemas,mas diariamente em situações que o ser humano enfrenta.

 

Professora Marcia Grübler, graduada e pós graduada em matemática.

Postado: Leila Ruver
Vídeos