Notícia

Cultura - 30/01/2012 - A vida é um constante alvorecer


Texto cultural da escritora Jenair Vicentini

 

Ólá!  Será um prazer desfrutar de sua companhia através desta coluna, onde estarei, semanalmente, trazendo aos leitores do “Guia Crissiumal”, uma coluna sobre cultura. Obrigada por navegarmos juntos nesta página – A vida é um constante alvorecer.  
   
Vida! Enigma insondável, deslumbrante, fantástico, extraordinário, maravilhoso! Não há mistério maior do que o mistério da existência.
   
É na célula que a vida começa e também termina.
   
O homem vive constantemente na busca do saber, busca esta que amplia e abre novas perspectivas de vida, tornando-o  mais sábio, mais capaz, mais criativo, mais recreativo, mais participativo, mais útil, mais espiritualizado e melhor.
   
É lindo,  mil vezes lindo o desabrochar de uma vida..., o tempo passa tão depressa... os anos voam... e não é pelo número de anos vividos que vai determinar a idade que temos. Não é o fato de termos vivido um longo ou um curto período de nossa existência que vai também determinar a nossa juventude.
   
O estado de espírito, a imaginação fértil, o entusiasmo, a alegria, o criar, o recriar, a força que nos impulsiona na conquista de nossos objetivos, o desafio de nossas próprias limitações, a coragem, a força sem medidas  a   conquista de espaço, na família, na sociedade, no profissional, no amor, todos esses “ingredientes” compõem a juventude.
   
Só deixamos de ser jovem quando perdemos a ilusão pela vida, o entusiasmo pelos nossos ideais, a força de lutar, quando os sonhos se desvanecem, quando a esperança já não mais existe, quando a fé cedeu lugar à dúvida, à incerteza, quando os medos e o desespero  se apoderarem de nós,  aninhando-se aos “redemoinhos da mente”, quando deixarmos de amar, de  acalentar em nosso coração as fantasias, quando a nossa alma não mais embalar as doces lembranças que nos fizeram felizes no passado, então, a amargura enrugará a nossa alma... e “nos tornaremos pó antes da morte”.
   
O segredo da juventude está no pensamento, na alma, no coração de cada um de nós.
                           
Para refletir: Zele com muito  amor o seu maior patrimônio, o presente mais valioso que Deus lhe deu – a Vida!

                   
Um abraço e até a próxima...

                            
Jenair Vicentini

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos