Notícia

Texto de Opinião - 29/12/2018 - Autismo - O número de crianças com autismo aumenta em todo mundo


Por Romarisa Marlene de Rosso de Moura - Psicopedagoga

As causas do transtorno do Espectro Autista são, até hoje desconhecidas, mas acredita se que tem sua origem em anormalidades ( de origem genética)em alguma parte do cérebro ,ainda não definida de forma conclusiva.

Um dos principais problemas é o diagnóstico do transtorno. Como ainda não há  marcadores biológicos e exames específicos para o autismo, o diagnóstico e clínico feito por meio de  observação direta de comportamentos e uma entrevista com pais ou responsáveis.

O diagnóstico exato só é possível por meio de avaliações e análise por uma equipe multidisciplinar e neuropediatra.

Todos os autistas tem muita capacidade de desenvolvimento ,basta apenas ter muito estímulos e tratamento adequado.

Tipos de autismo

Por ser um aspecto, o autismo engloba vários e diferentes níveis de funcionamento e transtornos tais como: Autismo clássico, Síndrome de Asperger, Austismo Atípico, Autismo de Alto Nível Funcional, perturbações semânticas - prognóstica, perturbações do Espectro de Autismo (ASD).

Tratamento para o transtorno do Espectro Autista envolve profissionais multidisciplinares, por meio de intervenções psico educacionais, orientações familiares, desenvolvimento da linguagem e comunicação. Cada criança ou adolescente é avaliado e tem um programa específico o (PI) a ser seguido, de acordo com suas necessidades. Os profissionais envolvidos são: neuropediatra ou psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, fisioterapeuta, assistente social, professor com pedagogia e formação adequada para a demanda e um educador físico.

Romarisa Marlene de Rosso de Moura Psicopedagoga

Postado: Leila Ruver
Vídeos