Notícia

Texto de Opinião - 29/12/2016 - Promover Habilidades Importantes para a Vida e para a Escola


Por Raquel Beatriz Strehl Vettorello

Pensando o aluno na sua integralidade e em sua educação plena a escola de hoje precisa ter um olhar sensível para as competências socioemocionais. Essa necessidade de desencadear valores/sentimentos como solidariedade, empatia, amizade, ética, companheirismo, tolerância, respeito e de manter relações sociais saudáveis e positivas trará benefícios para a sua formação integral. Sendo assim, entende-se que o trabalho que englobe o afeto faz a diferença na nossa vida e dos que estão ao nosso redor. 

 

A intenção de adotar esta prática na escola é a realização de uma educação mais equilibrada baseada no carinho, na afabilidade e na amabilidade como norte, pois as atitudes socioemocionais deixam marcas no desenvolvimento e aprendizagem do público escolar, pois somos sabedores que estas habilidades são fundamentais para os dias de hoje, pois transforma o potencial do aluno em competência. Onde segundo Delors o mesmo afirma que o estudo deve estar fundamentado em quatro pilares: I- aprender a conhecer; II- aprender a fazer; III- aprender a ser e IV- aprender a conviver.

 

Com esse olhar estaremos reconhecendo o valor de cada um, pois somos todos importantes nas nossas diferenças, bem como favorecer gestos de carinho e solidariedade é a melhor forma de estabelecer vínculos entre os pares e com toda a comunidade escolar.

 

O contato, a relação, deve estar presente no espaço escolar. É de suma importância sentir, colocar-se no lugar do outro, auxiliar o colega nas atividades propostas. Podemos refletir também como gerenciamos nossas emoções e como o mundo pode tornar-se um lugar melhor, se nós olharmos nos olhos e sentirmos a energia que vem do coração.

 

 

Portanto, ao incluirmos as competências socioemocionais no dia a dia da escola estaremos promovendo um espaço mais igualitário, justo e harmônico, pois a aprendizagem é acima de tudo relacional, a mesma acontece com a interação com o outro. Desta forma, os alunos trilharão seus caminhos de forma equilibrada e responsável. Entende-se que para aprender é necessário estabelecer vínculos amorosos e saudáveis entre quem ensina, quem aprende e com o conhecimento. Em suma, o professor deve ser o mediador e levar para a sala de aula práticas inovadoras que privilegiam os aspectos socioemocionais, e os cognitivos, promovendo assim aprendizagens significativas e duradouras.

 

Raquel Beatriz Strehl Vettorello

Pedagoga – Pós graduada em Orientação e Supervisão Escolar

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos