Notícia

Clima - 29/09/2019 - Semana começa com sol, mas terá chance de temporal


Crissiumal teve muito sol e máxima de 34ºC neste domingo

A segunda-feira (30), último dia de setembro, terá sol e temperaturas elevadas em todo o Estado. Em Crissiumal, a máxima pode chegar a 33ºC.  Neste domingo a máxima chegou aos 34ºC.

Ao longo da semana, deve haver temporais. Segundo a Somar Meteorologia,  o calor se intensifica na terça-feira (1º) por conta de ventos que sopram do interior do continente. As rajadas podem chegar a 60 km/h na maior parte do Estado — no Litoral, tende a ser mais forte, 80 km/h

No anoitecer de terça, uma frente fria aliada a instabilidade provoca pancadas de chuva no sul do Estado, vento forte e risco de queda de granizo. 

Na quarta (2), uma área de baixa pressão se forma no interior do continente e avança com nuvens bastante carregadas, gerando risco de temporais em quase todo o Rio Grande do Sul. 

Apesar do tempo instável, não esfria. A atmosfera quente servirá de reforço para a chuva, que será acompanhada por trovoadas, ventos de até 90 kh/h e, até mesmo, granizo. Há risco de alagamentos e enchentes, inclusive na Região Metropolitana. À noite, a chuva forte atinge a Serra e cidades da divisa com Santa Catarina.

Na quinta (3), ocorre a formação de uma frente fria, e a chuva avança pelo Rio Grande do Sul. O tempo abre, mas esfria, e a chuva fica restrita ao norte e centro do RS. Até domingo, o tempo fica instável no norte do Estado. 

 

Com informações do ZH

Postado: Leila Ruver
Vídeos