Notícia

Agricultura - 29/09/2019 - Crissiumalense que investiu na suinocultura comemora bons resultados


Propriedade de Alceu Liesenfeld abriga cerca de 7000 suínos

O Guia Crissiumal sempre busca por casos de sucesso de crissiumalenses que empreenderam em Crissiumal ou em outros locais. Na sexta-feira (27) no final da tarde, a nossa reportagem esteve na granja do empreendedor Alceu Liesenfeld, que investiu na suinocultura há 16 anos e que agora comemora os bons resultados.

Liesenfeld possui uma granja com cerca de 7000 suínos, na localidade de Linha Principal, no interior de Crissiumal. A granja possui quatro pavimentos para engorda, além de um pavimento de creche, para suínos pequenos, de poucos dias. Ele é integrado da empresa JBS, sendo a grande maioria dos seus suínos abatidos na unidade de Três Passos.

O maior pavimento da granja, para engorda, abriga 1380 suínos em 26 baias. Os animais para engorda chegam com 65 dias, saindo da granja com 110, ou pouco mais, quando já estiverem pesando mais de 130 quilos. Os animais recebem a alimentação e a água de forma automatizada. Seis pessoas se revezam no trabalho, distribuindo 13 toneladas de ração por dia. No verão, a granja chega a consumir 100 mil litros de água em um único dia, sendo estes oriundos de um poço artesiano próprio da propriedade. Também são produzidos cerca de 15 caminhões de dejetos que são retirados e destinados corretamente todos os dias.

Na creche, onde estão os suínos com poucos dias de idade o trabalho é um pouco mais intenso. Os animais ficam em um pavimento todo fechado, climatizado em 28ºC, com atenção para a alimentação, que é úmida e precisa ser mexida constantemente.

Seis pessoas trabalham na granja, trabalhando para que as entregas aconteçam regularmente, em média a cada 120 dias. Uma entrega grande, como a dos cerca de 4000 suínos programada para as próximas semanas, pode durar sete noites.

Além do serviço de criação dos animais, a granja presta serviços de pesagem para dados de pesquisas da JBS.

Alceu Liesenfeld destacou ao Guia Crissiumal que o gosto pela suinocultura veio da família, já que seu pai sempre foi um grande produtor de suínos na localidade de Esquina Vidal de Negreiros. Inclusive lembrou de quando seu pai vendeu 45 suínos para adquirir um veículo Jeep, no passado. 

Assista abaixo em vídeo:

Fonte / Fotos: Guia Crissiumal 
Postado: Leila Ruver
Vídeos