Notícia

Ageleite - 29/08/2011 - Momento Leite 022


Confira os destaques desta edição

 

Destaques da edição nº.22 - Momento Leite:
- 34ª Expointer 2011 começou sábado, dia 27 de agosto
- Uruguai aceita negociar para definir cotas de exportação de lácteos ao
- Exportações brasileiras para a União Européia crescem abaixo da média
- A demanda industrial cresce e impõe respostas dos produtores
- Brasil é considerado o sexto maior produtor de leite do mundo


34ª Expointer 2011 começou sábado, dia 27 de agosto -  Em solenidade realizada na manhã de sábado, 27 de agosto, na entrada principal do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, o governador Tarso Genro cortou as fitas e abriu, oficialmente, os portões da Expointer 2011. Acompanhado dos secretários de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, do presidente da Assembleia, Adão Villaverde, e do deputado federal Paulo Pimenta, Tarso embarcou em um dos carrinhos elétricos disponíveis na feira e visitou os pavilhões do Pequeno Comércio e da Agricultura Familiar, a pista de gado leiteiro, além de estandes de máquinas e implementos agrícolas e os pavilhões onde estão expostos os animais. (Revistavoto)

Uruguai aceita negociar para definir cotas de exportação de lácteos ao Brasil - O Uruguai aceitou iniciar negociações para definir cotas de exportação de lácteos para o Brasil. Os laticínios brasileiros queixam-se da quantidade elevada de produtos, principalmente leite em pó, vindos do Uruguai e da Argentina. Os argentinos se negavam a discutir o impasse sem que Montevidéu fizesse o mesmo. Na terça-feira, dia 30/08 o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel e representantes da subcomissão do leite na Câmara dos Deputados se reunirão com o setor privado para discutir quantidades. Os uruguaios aceitaram a negociação, desde que seja feita entre a iniciativa privada dos dois países com supervisão dos governos. (Valor Econômico)

Exportações brasileiras para a União Européia crescem abaixo da média - As exportações brasileiras para a União Européia crescem abaixo da média desde 2008, antes da primeira crise financeira global fazer diferença nas vendas ao exterior. Depois de cair bastante em 2009, a recuperação dos embarques para os países europeus ainda é lenta. Em valor, as exportações totais do Brasil aumentaram em 26,5% de janeiro a julho de 2011, na comparação com o mesmo período de 2008. As vendas à Zona do Euro, porém, cresceram em ritmo muito menor, com elevação de apenas 10,8%. (Valor Econômico)

A demanda industrial cresce e impõe respostas dos produtores - A região da Grande Santa Rosa, junto com o oeste do Paraná e de Santa Catarina, é uma das melhores do mundo para produzir leite. O desafio é aumentar a média de produção diária e combater a flutuação anual: “a queda da produção começa em janeiro e fevereiro, chegando ao fundo do poço em abril, quando o RS produz menos leite”. A região atualmente apresenta uma média de 8,6 litros diários por animal. Existem animais produzindo de 3 a 4 litros de leite/dia, e outros na faixa dos 22 a 30 litros. Hoje não se tem dúvidas de que o mercado consolidará os produtores que planejam melhor suas propriedades, excluindo naturalmente quem não investe. E o critério de exclusão será o da qualidade do leite, com a entrada em vigor da Instrução Normativa 51. (AGL-RS)

Brasil é considerado o sexto maior produtor de leite do mundo - Atualmente, o Brasil é considerado o sexto maior produtor de leite do mundo (27,5 bilhões de litros), ficando atrás dos Estados Unidos (86,1 bilhões de litros), Índia (44,1 bilhões de litros), China (35,8 bilhões de litros), Rússia (32 bilhões de litros) e Alemanha (28,6 bilhões de litros). A produção leiteira brasileira concentra-se nos estados de Minas Gerais, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e São. (Milkpoint)

"Um homem é um sucesso se pula da cama de manhã e vai dormir à noite, e nesse meio tempo faz o que gosta." (Bob Dylan) Pense nisso e tenha uma ótima semana. Sucesso!

Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br ou ouça nosso programa na Rádio Metrópole.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos