Notícia

Agricultura - 29/08/2011 - Empresas crissiumalenses estão na Expointer


Saci Agroidustrial e Agroindústria Lucca participam da 13ª Feira da Agroindústria Familiar

Duas empresas crissiumalenses estão participando da 34ª Expointer, que iniciou no último final de semana em Esteio. São elas, a Saci Agroindustrial e a Agroindústria Lucca. Ambas fazem parte da 13ª Feira da Agroindústria Familiar, que é realizada dentro da Expointer.

 

Segundo João Moerschberger, proprietário da Saci, sua empresa está participando pela 12ª vez consecutiva da feira, sempre comercializando e demonstrando os produtos aqui produzidos. As especialidades da Saci são os embutidos e defumados como: lingüiça, salame, copa, etc. João relata ainda que participa do evento por conta própria, sem nenhum tipo de auxílio. Na feira, a Saci Agroindustrial está em parceria com a empresa trêsmaiense Vinhos Turra.

 

A Agroindústria Lucca comercializa na feira frutas para polpa, esta empresa é de propriedade de Dari Lucca e família.

 

A agricultura familiar do Rio Grande do Sul é reconhecida nacionalmente pela diversidade e qualidade da produção de suas agroindústrias. Os produtos que são expostos e comercializados no Pavilhão da Agricultura Familiar são fruto do trabalho de mais de 15 mil famílias de agricultores familiares. Organizados em 208 empreendimentos, elas representam mais de cem municípios do Rio Grande do Sul.

 

A agricultura familiar do Rio Grande do Sul é formada por 378.546 estabelecimentos, que correspondem a 86% dos estabelecimentos agropecuários do estado, segundo o Censo Agropecuário do IBGE. Eles ocupam 31% da área total dos estabelecimentos agropecuários e são responsáveis por 81% do pessoal ocupado no meio rural (992.088 pessoas) e 54% do Valor Bruto da Produção Agropecuária do estado. O Censo Agropecuário identificou sete mil agroindústrias familiares no estado e 200 cooperativas familiares no estado, onde a agricultura familiar responde por 92% da produção de mandioca, 85% da produção de leite, 84% do feijão, 80% de aves e 70% dos suínos.

 

A primeira Feira da Agricultura Familiar na Expointer foi realizada em 1999, com a participação de 30 expositores, que não contavam com espaço fixo. Essa situação mudou em 2004, quando o Governo Federal, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), destinou R$ 720 mil para a construção do Pavilhão da Agricultura Familiar, que contou com uma contrapartida da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Além das duas agroindústrias, quem também representa Crissiumal na 34ª Expointer, é o agricultor Paulo Mallmann, de Linha Mirim, com a vaca jovem Vitória Cumulus, a qual foi a grande campeã com uma produção de 60,450 kg de leite na 10ª Fenaleite/2011, em Santo Augusto-RS.

 

A Expointer é o evento agropecuário mais importante do Rio Grande do Sul e acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio-RS. A 34ª.edição da Expointer acontece de 27 de agosto a 04 de setembro de 2011. A Expointer é mais do que uma feira. A Expointer é um desafio para os produtores modernizarem seus negócios, ampliarem seus conhecimentos e experiências e, assim, produzirem cada vez mais.

 

 Confira mais fotos abaixo:

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos