Notícia

Geral - 29/07/2011 - Região Celeiro irá lembrar Movimento da Legalidade


Evento acontece nos dias 15 e 16 de agosto em Três Passos

 

A Amuceleiro, em conjunto com Unijuí, 21ª CRE, Acamrece, Rota do Yucumã, Codic e Corede Celeiro estará promovendo o Ciclo de Reflexão e Debates 50 anos da Legalidade – Uma abordagem histórica, que se concentrará nos dias 15 e 16 de agosto, no campus da Unijuí, em Três Passos. No dia 15, à tarde e à noite, estarão a disposição da comunidade exposições de fotos históricas sobre personagens e fatos desse movimento que uniu os gaúchos.

 

No dia 16, no turno da manhã, ocorrerão painéis e debates com o jornalista Carlos Bastos, o advogado Nei Ortiz Borges, o radialista Lauro Hagemann, o neto do ex-presidente Jango, Christopher Goulart, entre outros convidados. À noite, a partir das 19 horas, além da apresentação de um documentário, ocorrerá painel com o jornalista, professor e escritor Juremir Machado da Silva, colunista diário do Correio do Povo, que também participará de sessão de autógrafos de seu livro “Vozes da Legalidade – Política e Imaginário na Era do Rádio”, da editora Sulina.

 

A Região Celeiro terá a oportunidade de reviver um dos mais importantes movimentos políticos capitaneados pelo povo gaúcho: o Movimento da Legalidade, que estará completando 50 anos nesse mês de agosto. A Legalidade buscou garantir a posse constitucional do vice-presidente João Goulart, após a renúncia de Jânio Quadros, em 1961. O então governador do Estado, Leonel Brizola, liderou a resistência, ganhando o apoio popular e dos militares gaúchos, além de formar a histórica rede da legalidade, com mais de 100 emissoras retransmitindo informações e discursos saídos dos porões do Palácio Piratini.

 

Estudantes, professores, lideranças políticas, comunitárias, empresariais e sindicais, além da comunidade em geral, estão convidados a participar desse histórico evento.

 

Assessoria de Imprensa

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos