Notícia

Saúde - 29/07/2011 - Pela primeira vez em uma década, número de suicídios cai em dois anos seguidos no RS


Investimento em saúde mental é apontado como um dos fatores que resultaram na redução

 

No último relatório sobre suicídios no Rio Grande do Sul, divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, um dado serve de alento para profissionais da área de saúde. Pela primeira vez em uma década, as mortes reduziram em dois anos seguidos no Estado – 4,6% em 2009 e 6,5% em 2010.

 

É cedo para compreender a inversão da curva estatística, que seguia estacionada ou em leve crescimento desde 2000, mas especialistas acreditam estar colhendo frutos de políticas públicas criadas a partir de 2008.

 

Todos os anos, cerca de mil pessoas se matam no Estado (foram 1.035, em 2010), o que coloca o Rio Grande do Sul historicamente no topo das mortes auto infligidas no Brasil. É como se cinco Airbus A320 lotados caíssem a cada 12 meses.

 

Embora constituam-se na terceira causa de morte violenta no Estado mais meridional do país (superado apenas por homicídios e acidentes de trânsito), as primeiras políticas públicas só foram lançadas há três anos, com a criação do Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio. Neste período, incrementou-se o atendimento em Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e ampliaram-se os leitos psiquiátricos em hospitais gerais. Os primeiros resultados aparecem.

 

— Em média, temos o dobro da oferta de serviços para desintoxicação de álcool e drogas em comparação com outros Estados. São aspectos fundamentais para compreender a redução — diz Ricardo Nogueira, coordenador de Saúde Mental do Sistema de Saúde Mãe de Deus.



Carlos Etchichury | ZERO HORA

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos