Notícia

Comercial - 29/06/2020 - Cuidados com a pele e o uso de máscaras de proteção


Dra Cecilia Pohl Scheid estará atendendo em Crissiumal dias 08 a 11/07 e 29/07 a 01/08

O uso da máscara facial como uma das formas de prevenção ao contágio e para evitar a proliferação do coronavírus tornou-se obrigatório em vários locais brasileiros. A medida de segurança, no entanto, exige cuidados com a pele do rosto, pois, podem surgir casos de pessoas que desenvolvem ou agravam alergias, irritações e doenças na pele. O contato direto com as máscaras pode desencadear dermatites, por isso a orientação dos especialistas é optar por tecidos 100% algodão e tomar os devidos cuidados com a higiene da mesma.

As dermartites causadas pelas máscaras podem ser de contato alérgico, por alergia ao tecido da máscara ou aos produtos de limpeza utilizados na higienização. Já as dermatites irritativas são as causadas pelo contato prolongado, atrito e até mesmo pelo contato da saliva, que fica no tecido, com a pele, culminando em lesões. A oclusão e o atrito também podem agravar dermatites pré-existentes, como as geradas pela dermatite seborreica, psoríase, dermatite atópica, acne, entre outras.

“Além dos cuidados com a composição e higiene da máscara, é importante manter a hidratação da pele com cremes próprios para a região. Preferir sempre cremes neutros e sem cheiro para fazer essa hidratação e lavar o rosto com sabonetes indicados para face, 2 vezes ao dia. Outro fator importante é a troca frequente da máscara, já que quando está úmida gera mais irritação, e as mulheres devem evitar o uso de maquiagens”, informa a Dra Cecilia Pohl Scheid.

Segundo a médica, se mesmo com essas medidas a irritação não melhorar é importante procurar um dermatologista, que poderá avaliar e prescrever os cuidados necessários. “Eventualmente alguns casos podem desenvolver infecção secundária, o que necessita de uma prescrição médica”, diz.

 

Como cuidar da sua máscara:

Ao contrário das máscaras descartáveis, as máscaras de tecido podem ser lavadas e reutilizadas regularmente, entretanto, recomenda-se evitar mais que 30 lavagens.

 

1 - A máscara deve ser lavada separadamente de outras roupas; 

2 - Lavar previamente com água corrente e sabão neutro;

3 - Deixar de molho em uma solução de água com água sanitária ou outro desinfetante equivalente de 20 a 30 minutos; 

4 - Enxaguar bem em água corrente, para remover qualquer resíduo de desinfetante;

5 - Evite torcer a máscara com força e deixe-a secar; 

6 - Passar com ferro quente; 

7 - Garantir que a máscara não apresente danos (menos ajuste, deformação, desgaste, etc.), ou você precisará substituí-la; 

8 - Guardar em uma embalagem fechada. 

 

A Dra Cecilia Pohl Scheid, médica dermatologista, estará atendendo em Crissiumal dias 08 a 11 de julho e 29 de julho a 01 de agosto, para agendar consulta o telefone é 55 99118 8800.

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos