Notícia

Saúde - 29/05/2020 - Prefeituras do RS dizem ter dificuldades em inserir dados da Covid-19 em sistema do Ministério da Saúde


Em Porto Alegre, MP pediu providências

Porto Alegre e outras prefeituras do Rio Grande do Sul dizem ter dificuldades para a inserção de dados relativos ao novo coronavírus no e-SUS Notifica. O sistema é uma ferramenta criada pelo Ministério da Saúde que deve ser usada pelos municípios e estados para a notificação de casos da Covid-19.

Em Porto Alegre, o atraso na inserção de informações instigou o Ministério Publico a cobrar uma solução da Prefeitura. Hoje, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) pediu mais prazo para registrar mais de 500 casos de coronavírus que ainda não entraram no e-SUS.

A Secretaria Municipal da Saúde informou que há um entrave técnico entre a alocação de informações do sistema de saúde local e a ferramenta de notificações do Ministério da Saúde. As informações dos pacientes da rede vão para uma plataforma própria – o Sistema de Gerenciamento de Consultas, Gercon -, que desde o início da pandemia teve de ser adaptado para receber as notificações de Covid. A ferramenta mantém todas as informações dos pacientes, desde a primeira consulta.

No entanto, conforme dados dessa quinta-feira, 525 casos confirmados ainda não haviam sido inseridos no Mapa da Covid do governo estadual, utilizado para elaborar de medidas de combate ao coronavírus e realizar a atualização do modelo de distanciamento social.

 

Lentidão do sistema

Em Passo Fundo, no Norte gaúcho, o cenário é bem mais próximo da realidade. Ainda assim, frequentemente há atraso de um ou dois dias na atualização. A secretária municipal da Saúde, Carla Gonçalves, ressalta que o sistema opera com lentidão. “Cada agente que testa informa os casos positivos. Depois, nós da Vigilância realizamos a conferência e validação das informações, que então seguem para o mapa do Estado. Mas é um sistema lento, que cai. É o Brasil inteiro acessando”, sustenta.

No Mapa da Covid-19 da Secretaria Estadual da Saúde, aparecem 678 pacientes confirmados de Covid-19 e 30 óbitos em decorrência do vírus em Passo Fundo. A secretaria admite que o número de confirmações já pode ser maior.

A situação é semelhante em Lajeado, onde, assim como em Passo Fundo, foram registrados surtos de coronavírus em frigoríficos, nas últimas semanas. A Vigilância em Saúde do município informou que o sistema já melhorou, mas há situações em que os casos não são registrados ou a ferramenta permanece sobrecarregada.

“Temos uma dificuldade porque é um sistema que oscila muito e duplica as informações. Precisamos corrigir. Já foi pior, mas ainda temos problemas”, salienta a coordenadora do serviço, Juliana Demarchi.

Já em Bento Gonçalves, na Serra, onde grande parte dos trabalhadores reside em cidades próximas, o secretário da Saúde, Diogo Siqueira, ressalta que é necessário fazer toda a checagem do paciente e dos familiares próximos, seja morador ou não da cidade, após a realização do teste.

Segundo ele, esse processo pode resultar em demora adicional na notificação de casos ao sistema do Ministério da Saúde. Cerca de 10% dos testes confirmados em Bento Gonçalves, de acordo com ele, são referentes a pacientes moradores de municípios da região. Hoje, no Mapa da Covid-19, aparecem 553 casos de coronavírus e 11 mortes na cidade serrana.

Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde informou ter emitido portaria para orientar os municípios sobre essa obrigatoriedade das notificações no sistema. “E criou uma força-tarefa para fazer uma busca ativa juntos aos municípios a fim de que mantenham atualizado seus casos no sistema, que alimenta o painel da SES e do Ministério da Saúde. Essa força-tarefa resultou em cerca de 2 mil novos casos no painel do Estado. A SES também notificou todos os municípios para que cumpram a norma federal”, ressalta o texto.

A reportagem consultou o Ministério da Saúde mas, até o fechamento desta reportagem, a Pasta não havia se manifestado.

FONTE: Samantha Klein/Rádio Guaíba

Postado: Leila Ruver
Vídeos