Notícia

Texto de Opinião - 29/04/2018 - Prática educativa


Por Gilberto Frederico Janke

A prática educativa caracteriza o ato de educar, ou seja, a educação. A educação constitui-se de práticas de ensino, instrumentos, conteúdos teóricos e práticos, por forma de organização e administração particulares, a fim de reproduzir nas novas gerações o cidadão ideal exigido pela sociedade.

De acordo com Marilu Diez Lisboa, baseada na obra “Didática”, de José Carlos Libâneo (1994): “O trabalho docente é parte integrante do processo educativo mais global pelo qual os membros da sociedade são preparados para a participação na vida social. A educação – ou seja, a prática educativa – é um fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana necessária à existência e funcionamento de todas as sociedades. Cada sociedade pode cuidar da formação dos indivíduos, auxiliar no desenvolvimento de capacidades físicas e espirituais, prepará-los para a participação ativa transformadora nas várias instâncias da vida social. Não há sociedade sem prática educativa nem prática educativa sem sociedade. A prática educativa não é apenas uma exigência da vida em sociedade, mas também o processo de prover os indivíduos dos conhecimentos e experiências culturais que os tornam aptos a atuar no meio social e a transformá-lo em função de necessidades econômicas, sociais e políticas da coletividade”. (LISBOA, 2012, p.2)

A educação ocorre a qualquer momento e em qualquer espaço, sendo que, em cada um desses momentos e espaços, desencadeiam-se práticas educativas, orientadas por ações pedagógicas, que foram direta ou indiretamente planejadas e organizadas para tal, mesmo não tendo a presença ou acompanhamento do profissional pedagogo, as pessoas criam, desenvolvem e vivenciam ações pedagógicas que visam contemplar a realidade social. Através da educação a geração adulta transmite às novas gerações os modos de fazer, de pensar, de conduzir as emoções e os movimentos corporais exigidos pela sociedade.

 

Gilberto Frederico Janke

Professor de Anos Iniciais do Ensino Fundamental

 Graduado em Pedagogia

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos