Notícia

Texto de Opinião - 29/03/2017 - Vergonha-Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra

Qual é o ser humano que não precisa se envergonhar de alguma coisa. Desde Adão até Paulo e até nós mesmos cada um certamente reconhece que em algum momento da vida falhou, não correspondeu ao amor divino.

Adão envergonhado por não ter obedecido a Deus quis fugir de Deus. Deus vem ao encontro e pergunta; onde estás. Para Caim que matara o seu irmão Deus pergunta onde está teu irmão Abel? O que fizeste? (cfr. Gen. 4,9-10). Caim afastou-se da presença do Senhor (Gen. 4,16ª). Os irmãos de José ficaram envergonhados por terem vendido seu irmão, o qual depois lhes dá sustento. Paulo também ao olhar o seu passado reconhece que agia e vivia erradamente até que Cristo entra na sua vida. Pode alguém até enganar pessoas, mas jamais alguém pode enganar ou apagar a consciência. Pode alguém até enganar a justiça humana, mas jamais alguém engana a justiça divina.

Há muita gente envergonhada por derrotas, por perder uma disputa, por perder um jogo, por não conseguir aquele emprego, por ser reprovado num exame. Mas certamente o que mais dói na consciência são infidelidades, o não cumprimento de serviços e diante de Deus certamente é a situação de pecado é o que mais envergonha o ser humano. Quem de nós pode dizer que não fez nenhum pecado? Somos frágeis, criaturas humanas. A primeira e grande herança que nos acompanha a vida toda é a inclinação ao pecado, apesar de termos sido criados à imagem e semelhança de Deus. Ninguém faz questão de receber como herança uma dívida, mas essa nos acompanha durante toda vida.  Graças a Deus, que Cristo nos trouxe uma herança maior que é de salvação para a vida eterna.

Há pessoas que vivem a vida inteira com vergonha de pedirem perdão a alguém que um dia ofenderam, e outras ainda vivem envergonhadas porque não querem perdoar. Certamente essas pessoas também se sentem envergonhadas diante de Deus cujo perdão só chega a nós quando nós mesmos perdoamos. Aqui podemos colocar a expressão “a misericórdia se paga com misericórdia”. Deus não nos quer cabisbaixos ou envergonhados, mas de cabeça erguida olhando para Ele, imitadores da sua misericórdia e bondade. Outros ainda dizem que estão com vergonha de voltarem à Igreja, pois, já faz muito tempo que não mais participam. Se todos soubessem quanta alegria provoca aquele que volta. Olhemos a alegria que provoca o filho pródigo quando volta para casa, é motivo de festa para todos os que estão ligados à família. 

Amigo e amiga! Existiria algum motivo para alguém viver toda a sua vida envergonhado por causa de alguma ofensa, de incompreensão ou erro? As feridas precisam ser tratadas para sarar. Muitas pessoas vivem deprimidas, amarguradas e até envergonhadas por não confiarem nem em si e nem na misericórdia. Deus não criou o ser humano para ser envergonhado, deprimido e infeliz. Deus nos quer felizes.                                  

Ariquemes, 29/03/17 Pe. Renato José Rohr, scj.

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos