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Texto de Opinião - 29/01/2018 - As alegrias e os desafios encontrados ao iniciar a vida escolar - Pré Escola


Por Thais Lippert Caneppele, professora da Rede Municipal de Ensino

A Educação Infantil é uma fase de extrema importância na vida da criança. Tudo o que ela vivenciar nesta etapa servirá de base para todo o restante da vida escolar, e tudo irá depender de como ocorreu a sua entrada na escola e a sua adaptação neste novo ambiente. Ao iniciar sua vida escolar, a criança vivenciará um momento delicado, no qual irá lidar com vários questionamentos que até ela mesma pouco entende; ficará por um período longe dos pais; terá que fazer novas amizades; terá um novo ambiente a ser descoberto, entre outros desafios que irá encontrar. Por todos estes motivos, devemos sempre lembrar que cada criança tem o seu tempo, para se adaptar a estas novas mudanças. Neste texto estaremos nos direcionando especificamente a fase escolar de crianças da Pré Escola, crianças de 4 à 5 anos de idade.

Algumas crianças ao entrarem na Pré Escola, sentem-se tranquilos, familiarizados com o ambiente, pois já estavam anteriormente frequentando turmas de Berçários e Maternais, porém mesmo assim estas crianças merecem um olhar especial e atencioso da família e do(a) educador(a) que irá lhe acolher. Esta será uma nova etapa de sua vida, onde não mais frequentará a escola em turno integral, e sim apenas um período do dia. Onde algumas organizações serão diferentes, horários de atividades, brincadeiras, lanches, entrada e saída da escola. Sem contar que muitas vezes os colegas que os acompanhavam nas turmas anteriores talvez, não serão mais os mesmos. Passará agora a ter outra ¨profe¨, e sentirá saudades das educadoras que lhe acompanharam nas brincadeiras, hora de soninho, passeios da turma a qual frenquentava, perguntaram das ¨profes¨ da turma anterior, sentirá saudades até mesmo da sala de aula. Irá perguntar sobre alguns amigos que naquela sala não estarão, e até às vezes dirá que gostaria de voltar naquela turma que ia no ano anterior.  Mas todas estas mudanças farão parte do seu crescimento e de seu desenvolvimento. 

Outras crianças, talvez, sentirão um pouco mais de dificuldade ao ingressar na Pré Escola (Pré I), por não terem frequentado turmas de Maternais no ano anterior. Onde neste momento farão suas descobertas frente a outras pessoas que não sejam de seu círculo familiar, como por exemplo, interagindo com colegas, professores, funcionários, descobrindo um novo ambiente, novos estímulos e desafios, assim como também outras regras de convivência que irá aprender. Porém sabemos claramente que nem todas as crianças que ainda não tenham frequentado a escola, encontrarão dificuldades de se adaptarem a este novo espaço. Muito irá depender da própria criança e da forma como em casa e na escola será trabalhado/encarado estes desafios. 

Muitos talvez, serão os questionamentos dos pais perante este novo momento da vida de seu filho; “Será que vai adaptar-se bem às novas rotinas? Será que vai gostar dos novos colegas e da educadora? E terá a atenção suficiente às suas necessidades? Como os adultos cuidarão do meu filho ou da minha filha? Atenderão às suas necessidades? Lhe darão afeto e carinho? O espaço é seguro? Meu filho conseguirá ficar longe de nós? Chorará muito? A alimentação é bem cuidada? Comerá bem? O que as crianças fazem nesse espaço?”. Caberá muito aos pais garantirem que esta transição aconteça, o mais serenamente possível, e que toda a família esteja empenhada, em que a entrada para o pré-escolar seja a mais tranquila possível. Sabemos que todos estes questionamentos são normais de acontecerem, por isso, lembramos também do papel fundamental das educadoras que irão receber e acolher estes pequenos/grandes alunos, assim como também de todos que fazem parte desta entidade escolar. Pois ao perceberem que estarão em um ambiente acolhedor, que receberão atenção e carinho, e sentindo a firmeza no olhar de seus pais que ali onde estarão é um lugar que poderão ficar sem sentir medo, com certeza a adaptação, o início de sua vida escolar será bem mais tranquilo e fácil de ser entendido pela criança.

Devemos lembrar sempre que o desenvolvimento da criança deve ser, acompanhada principalmente pelos pais, pois a escola é apenas um suporte facilitador para todo o processo. Os pais também devem acompanhar a rotina da criança; incentivá-la a procurar a ajuda do seu educador quando necessitar algo, para que crie laço afetivo com ele. Lembrando que o educador atende às crianças em grupo, procurando distribuir sua atenção, igualmente, promovendo junto com os pais a integração da criança. E se os pais confiam na escola, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança, que suportará melhor a nova situação. Caberá à pré-escola estimular e orientar a criança, considerando os estágios de seu desenvolvimento, aceitando-a e desafiando-a a pensar. Deverá proporcionar um ambiente que estimule a atividade criadora da criança, além de contribuir para o seu desenvolvimento global, aí sim, estará, certamente, favorecendo a aproximação da criança à realidade escolar. 

Levar a criança para a escola com entusiasmo e tranquilidade, dará a ela mais segurança e autonomia, e assim a criança perceberá que ir para a escola é motivo de alegria, encantamento, felicidade, e não de dor e sofrimento. E para que o sucesso das crianças em sua aprendizagem seja garantido, devemos sempre frisar a grande importância que existe na parceria entre família e escola.

Por Thais Lippert Caneppele, professora da Rede Municipal de Ensino, formada em Língua Estrangeira – Espanhol e Pós Graduada no Ensino de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

 

 

 

 

Postado: Leila Ruver
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