Notícia

Texto de Opinião - 28/12/2016 - Visitas - Por Padre Renato Jose Rohr


Leia na ìntegra

Esperadas, inesperadas, incomodas oportunas ou inoportunas. De amigos ou de assaltantes. Visita sem igual é a vinda do Salvador que é presença salvadora para toda a humanidade, presença anunciada e esperada por muito tempo.

 

É bom poder acolher as visitas que são bem-vindas que trazem alegrias, boas notícias e esperança de vida melhor. Sem dúvida é desagradável receber em sua casa visita de assaltantes que só vem para tirar bens e até vidas. Estas visitas jamais são esperadas e não tem como acolhê-las, melhor seria se nunca nos viessem visitar. Pois sempre deixam marcas que machucam.

 

Imaginemo-nos a admirável visita do Anjo à Maria para o grande anúncio. Imaginemo-nos a maravilhosa visita de Maria à Izabel onde é proclamado o Magnificat. João salta de alegria no ventre materno e Izabel reconhece a mãe do salvador, pois, Jesus estápresente no ventre de Maria. Mas, no meio da história da humanidade existe alguém que não é mera visita. Ele vem para ficar trazendo vida nova, alegria, esperança e salvação. Este merece ser acolhido em nossos lares, certamente ninguém o despreza, embora, muitas vezes,poderíamos acolhê-lo melhor, dedicando-lhe mais tempo à exemplo de Maria; “Maria sentou-se aos pés do Senhor e ficou escutando sua Palavra” “Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada” (Lc 10, 39b e 41 b). A Este não podemos acolher apenas como uma visita, pois Ele não é passageiro, mas, veio para ficar e ser o nosso Senhor. O Natal não é apenas visita, mas permanência em nosso meio. Parece, que há pessoas, que o tratam apenas como um visitante, fazem do Natal apenas uma festa.Lembrando que um dia Ele nasceu, mas, não estão comprometidos com Ele, apenas celebram uma festa histórica do seu nascimento. A festa que muitos fazem do Natal é apenas de comilança e bebedeira.Ele não é apenas um visitante, mas, veio estabelecer o seu reino entre nós. O seu reino não é humano, nem passageiro mas, divino. O seu reino de amor e misericórdia é para a eternidade.

 

Natal não é transformar nossa vida para um dia, mas, para toda nossa vida. Se verdadeiramente celebramos o Natal vamos vivendo as suas consequências no dia a dia. É verdade que o nascimento de Jesus aconteceu num dia, mas a partir deste dia é para sempre. Se toda humanidade vivesse as consequências do Natal certamente o mundo em que vivemos seria bem melhor, ou seja, a humanidade seria melhor. Uma vez bem acolhido a Este, que não é mero visitante, estaremos sempre com ele em nosso coração e em nosso lar.

 

Certamente ao responder como acolhemos as pessoasteremos a resposta de como acolhemos a Jesus, pois, muitas vezes e de muitos modos, Ele se apresenta a nós através dos irmãos, como um visitante. Não tenhamos dúvidas; Ele continua a esperar por uma acolhida da parte de cada um. Abra sua casa, abra o seu coração. Acolha-O.

 

Ariquemes, 28/12/16 Pe. Renato José Rohr s

Postado: Leila Ruver
Vídeos