Notícia

Polícia - 28/11/2011 - Corpos de funcionários são localizados em silos no Rio Grande do Sul


Homens foram soterrados por cerca de três mil toneladas de trigo nessa sexta, dia 25

Após cerca de 48 horas de buscas, foram resgatados, na tarde deste domingo, dia 27, os corpos dos dois funcionários da empresa Marasca Comércio de Cereais, em Júlio de Castilhos, na região central do Rio Grande do Sul, que foram soterrados na tarde de sexta, dia 25, em um acidente. Antônio Daniel da Rocha, 22 anos, foi localizado por volta das 16h, e Ricardo Polônia, 25 anos, pouco antes das 19h. Os dois morreram depois de serem cobertos por cerca de três mil toneladas de trigo de um silo que se rompeu.

 

O corpo de Rocha estava entre dois silos, o que se rompeu e um segundo, que teria sido danificado pela queda do primeiro. Já o segundo corpo estava próximo à área externa. Em depoimento, o irmão de Ricardo, Rodrigo Polônia, diz que a suspeita é que ele tentou se livrar dos grãos ao correr para o pátio, sem sucesso.

 

O acidente ocorreu quando os dois homens estariam aguardando a vinda de um terceiro funcionário que traria uma chave para abrir um compartimento que fica sob o silo, onde fariam uma limpeza. Conforme o delegado da Polícia Civil, Gabriel Zanella, um inquérito deverá apontar as causas do acidente.

 

Técnicos do Instituto-geral de Perícia (IGP) acompanharam o trabalho. Na noite de sexta, dia 25, eles fizeram uma avaliação para verificar os riscos de novos desabamentos.Conforme o gerente da unidade onde ocorreu o acidente, Rodrigo Daronco, a manutenção dos silos estava em dia. Segundo ele, vistorias eram feitas e não há como apontar, preliminarmente, o que teria causado o rompimento.

 

A unidade da empresa conta com um complexo de 18 silos de armazenamento de grãos, está localizada às margens da rodovia Júlio de Castilhos-Santa Maria (BR-158), próximo ao trevo de acesso a Júlio de Castilhos, e emprega 42 trabalhadores.

Fonte: Zero Hora
Postado: Douglas Atkienson
Vídeos