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Vera Academia - 28/10/2016 - Coluna Vera Academia dia 28102016


Talvez não seja preguiça

 

A eterna sensação de cansaço que impede de ir à academia e até sair com amigos pode ser culpa da dieta. A escassez de energia no dia a dia já afeta tanta gente que o cansaço constante virou o segundo motivo para procurar um médico. Só perde para as dores no corpo. Foi o que constatou um recente levantamento com mais de mil e cem pessoas empenhadas em levar uma vida saudável. Na maioria dos casos, a fadiga resulta do estilo de vida, sobretudo de uma dieta pobre em nutrientes, somada a longas horas de jejum, sono insuficiente e estresse mal gerenciado. Cerca de metade do grupo pesquisado já tem consciência de que a falta de disposição vem da má alimentação. A dúvida é como reverter isso.

 

A primeira medida é ingerir mais frutas, verduras e legumes. O brasileiro consome pouquíssima fruta e precisa pôr no cardápio as fontes de vitamina C, como limão, laranja, bergamota, manga, acerola, kiwi e goiaba, que ajudam a prevenir o cansaço. Outra causa possível para a falta de pique é a carência de ferro, que pode levar à anemia. As mulheres com menstruação abundante são ainda mais vulneráveis. As melhores fontes são fígado e carnes vermelhas em geral. E vale comer feijão, espinafre, açaí e sementes de abóbora. Outro suspeito é o déficit de vitamina B1 e B2, que participam do metabolismo energético. A primeira é encontrada na gema de ovo, na laranja e na castanha de caju. A segunda, no fígado, em leite e derivados, farelo de aveia e amêndoas. Por fim, não se deve deixar de comer seis vezes ao dia pois longas horas em jejum acarretam fraqueza. A dica é intercalar lanches saudáveis, iogurte ou frutas, por exemplo, com as refeições principais.

 

Sugere-se também outras atitudes para não faltar pique:

 

1. Fazer pausas de 2 a 5 minutos a cada 60 a 90 minutos de atividade, para relaxar um pouco;

 

2. Manter horários regulares para comer, dormir e se levantar. Isso organiza o relógio interno;

 

3. Rever o horário do exercício físico, pois treinar tarde pode atrapalhar o sono;

 

4. Depois dos treinos, consumir alimentos saudáveis para repor nutrientes gastos;

 

5. À noite, reduzir ao máximo uso de tablets e samrtphones. A distância das telinhas acesas favorece o sono.

 

Fonte: Revista Boa Forma, junho 2016.

 

Postado: Leila Ruver
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