Notícia

Geral - 28/09/2020 - Justiça Eleitoral e representantes de partidos definiram medidas locais de campanha


Comícios, carreatas e carros de som não serão permitidos

A reportagem do Guia Crissiumal acompanhou no início da tarde dessa segunda-feira (28/09) importante reunião entre a Justiça Eleitoral da 91ª Zona Eleitoral e representantes dos partidos políticos de Crissiumal, Humaitá e Sede Nova, tendo em vista as eleições municipais de 15 de novembro.

O encontro foi realizado obedecendo todos os protocolos de distanciamento controlado no CTG Estância da Saudade. A reunião foi conduzida pelo Juiz Eleitoral Diego Dezorzi, pelo Promotor Ronaldo Adriano de Almeida Arbo e pela Chefe do Cartório Eleitoral da 91ªZE Daniela Ayala. Praticamente todas as coligações se fizeram representadas.

O objetivo principal da reunião foi difundir boas práticas eleitorais e formatar acordos de conduta locais.

O Juiz Diego Dezorzi na abertura agradeceu ao comparecimento maciço dos partidos, bem como lembrou da necessidade de uma limitação na propaganda, como meio de que não sejam feridos os protocolos de saúde, em virtude da pandemia de coronavírus.

O Promotor de Justiça Ronaldo Arbo pediu para que os partidos valorizem sua área jurídica, em virtude das inúmeras alterações na legislação eleitoral, bem como destacou que a propaganda deverá ser programática e de propostas, sendo que condutas negativas serão punidas. Arbo lembrou ainda que calúnias, inclusive através de postagens negativas sem provas na internet poderão gerar severos danos a quem postar o conteúdo, inclusive para seus compartilhadores.

Em acordo, os partidos e a Justiça Eleitoral decidiram algumas vedações locais:

- Não serão realizados comícios;

- Não serão realizadas carreatas, caminhadas, etc;

* Lembrando que cavaletes e carros de som já estavam proibidos pela legislação eleitoral e que qualquer tipo de aglomeração fere as normas sanitárias.

Ficam permitidas:

- Utilização de bandeiras (desde que não gerem aglomerações);

- Colocação de adesivos (desde que obedecida legislação específica);

- Inserções de propaganda em jornais;

- Comitês de campanha (desde que obedecidas as leis, entre elas distância mínima de 200 metros de estabelecimentos públicos e hospitais).

A campanha na internet também foi bastante debatida, sendo que só pode ser feita pelos partidos e coligações em perfis previamente cadastrados na Justiça Eleitoral.

No dia 06 de outubro, a partir das 14h30min, o Guia Crissiumal estará transmitindo ao vivo o sorteio da ordem dos programas e inserções eleitorais em rádio.

CLIQUE AQUI para ver a ata na íntegra, bem como a lista de presença.

Fonte / Fotos: Guia Crissiumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos