Notícia

Vera Academia - 28/09/2017 - Coluna Vera Academia dia 29092017


Campeões em Lesões no Joelho

 

Pesquisa brasileira aponta quais são os esportes que mais causam encrenca nos ligamentos dessa articulação. O futebol foi a causa de mais da metade dos acidentes. Tirando a popularidade do esporte no país, não há uma razão específica para tamanha discrepância. 

Desde que você resolveu deixar de engatinhar e se pôs de pé, seus joelhos dividem a conta desse salto evolutivo com sua coluna. Daí para a frente, suportam os trancos de cada pulo, corrida ou chute nas peladas de fim de semana, além de agüentarem todo o peso que você carrega no corpo. Na maioria das vezes, eles apanham calados, mas chega uma hora em que exigem cuidado e atenção. Seja qual for o esporte, do futebol e da corrida ao voleibol, se um dos joelhos dói a cada vez que você resolve avançar um pouco mais no exercício, talvez seja porque você não esteja fazendo sua parte com relação a eles. 

Responsáveis pela absorção de impactos, realização e controle de movimentos, suporte do peso corporal e dissipação da força da gravidade, os joelhos são também uma das regiões mais vulneráveis a traumas, não só pela suas funções mas pela localização anatômica. Se você já acertou, e xingou, a mesa de centro da sala ou a cama, deve ter descoberto isso. Entre os 25 e 75 anos, sua probabilidade de ter uma lesão ou problemas nos joelhos é de 50%. Além das doenças degenerativas, que avançam com a idade, como a artrose ou a osteoartrite, as quais algumas pessoas são mais predispostas geneticamente a desenvolver, há outros fatores de risco que são bem mais fáceis de você prevenir.

Além da flexão e extensão, os joelhos permitem movimentos de rotação e laterais limitados por ligamentos que podem ser esgarçados ou até rompidos em casos de arranque, freada forte ou movimento brusco e inadequado durante a atividade. Sem falar nas quedas ou pancadas diretas, comuns em esportes de contato físico. O rompimento de ligamentos como o cruzado anterior, além de forte dor, causa falseio do joelho, tirando a estabilidade do atleta.

Fisioterapia, analgésicos e procedimentos cirúrgicos são os recursos que costumam entrar em campo para remediar a situação. Em relação à prevenção, além do alongamento e do aquecimento, vale investir na musculação ao menos três vezes na semana. Trabalhar o equilíbrio, a consciência corporal e a resistência é o conselho para evitar entorses e traumas nos joelhos, para isso são recomendados exercícios em plataformas móveis, bola suíça e afins.

Vídeos