Notícia

Saúde - 28/07/2017 - Secretaria Municipal de Saúde emite nota sobre dia mundial da luta contra as hepatites virais


As hepatites virais muitas vezes não têm sintomas. Faça o teste rápido gratuito no SUS

Por não apresentarem sintomas, muitas vezes, a pessoa pode ter hepatite e não saber! Inclusive você. A hepatite pode ser transmitida no sexo sem preservativo, no contato com sangue contaminado ou de mãe para bebê na gestação ou parto. Então vá hoje mesmo à unidade de saúde mais próxima e faça o teste para as hepatites B e C e vacine-se gratuitamente contra a B.

Dados da Secretaria Estadual da Saúde revelam um aumento de 42,4% na incidência de hepatites B e C no Rio Grande do Sul, que passou de 2.463 casos confirmados, em 2007, para 4.271, em 2016.

As hepatites B e C são doenças infecciosas que afetam o fígado e podem evoluir para a forma crônica, que têm como principais complicações a cirrose hepática e o câncer. Todos os tipos de hepatite podem levar à morte. 

É importante lembrar que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente, tanto a vacina contra a hepatite B, quanto o teste rápido para diagnóstico dos dois tipos da doença.

A nível de município a secretária de saúde Suelen Cocco informa que estão disponíveis os testes de hepatite B e C, que qualquer cidadão pode procurar seu ESF e agendar diretamente com o profissional Enfermeiro. E ainda ressaltou que o primeiro passo e muito importante para diagnostico das hepatites é o teste rápido, sendo que é um exame gratuito, rápido e gratuito.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos