Notícia

Agricultura - 28/07/2011 - Emater Ascar de Crissiumal está promovendo Seminário de Assistência Técnica e Extensão Rural


Evento iniciou nesta quinta-feira, no Clube Crissiumal

A Emater / ASCAR de Crissiumal está realizando nesta quinta e sexta-feira(28 e 29/07) um Seminário de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural). O programa atenderá aproximadamente 340 famílias na atividade leiteira, segurança alimentar e organização de produção. Estão participando associados da Coopercris, Cooper Fonte Nova e demais interessados.


O Seminário iniciou nesta manhã, no Clube Crissiumal, com a participação de cerca de 120 agricultores, das cidades de Tiradentes do Sul, Crissiumal, Esperança do Sul, Três Passos, Bom Progresso, Humaitá e Sede Nova. São 2 agricultores representantes por grupo de trabalho das 340 famílias. Também estiveram presentes funcionários da Emater de Crissiumal, o sub gerente regional da Emater Antônio Altíssimo, o responsável regional da Emater de Ijuí João Schommer, o Prefeito em exercício de Crissiumal Carlos Ernesto Grun, o gerente da Cooper Fonte Nova Marcos Sossmeier, o presidente da Coopercris Pedro Weber, o secretário municipal de educação Joel Faccin e o representante do Sicredi de Crissiumal Mauri Schneider.
 

A abertura do Seminário foi feita pelo funcionário da Emater de Crissiumal Jovino Bin. O Prefeito em exercício Carlos Grun lembrou do dia dos agricultores comemorado nesta semana e das lutas dos agricultores da região celeiro, que é uma das áreas mais produtivas do estado, mesmo com pequenas propriedades na sua maiorias. Carlos citou também a diversidade alimentar produzida na região e presente em nossas mesas.
 

João Schommer (foto acima) ressaltou a organização das cooperativas da região para a realização desta atividade, falando que a região envolvida tem mais de 30, citando como exemplos as crissiumalenses Cooper Fonte Nova e Coopercris. Dizendo ainda que a produção de leite e a produção de alimentos em segurança alimentar são as principais potencialidades de nossa região. Falou ainda “Uma vez conhecendo as propriedades poderemos implantar as técnicas em cada uma delas”.
 

Após a abertura do Seminário, os agricultores e participantes foram visitar três propriedades do interior de Crissiumal. Foram visitadas as propriedades de Euclides Bigolin (Lajeado Teimoso), Nilo Hunsche (Lajeado Boi) e Helio Hunber (Esquina Uruguai).
 

Segundo os organizadores do Seminário, nesta sexta-feira os trabalhos acontecem no Clube Crissiumal, onde o trabalho será feito em cima de dados coletados nas propriedades desde abril de 2011.


Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos