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Educação - 28/06/2017 - Escola Rotermund realiza diversas atividades dentro do projeto anual, com destaque à Educação Fiscal


Os quais englobam a definição dos tributos, como são instituídos, cobrados, arrecadados e aplicados

O Projeto deste ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rotermund, titulado: “ATITUDES POSITIVAS PARA UMA BOA CONVIVENCIA”, com o tema: Educação – Saúde – Cidadania, visa a valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade, levando à construção de ambientes favoráveis à saúde, a boa educação, a cidadania e a autonomia.

Dentro do Projeto, vem sendo trabalhada a Educação Fiscal, considerada um dos meios para conscientizar o cidadão sobre o seu papel social, fazendo-o conhecer e compreender a função socioeconômica do tributo, a correta alocação dos recursos públicos, a estrutura e funcionamento de uma administração pública pautada por princípios éticos e a busca de estratégias e meios para o exercício do controle democrático.

A escola Rotermund, com o objetivo de formar cidadãos críticos e atuantes, conscientes de seu dever de cumprir as obrigações tributárias exercendo o direito de acompanhar a destinação dos recursos provenientes dos tributos arrecadados, através do tema Educação Fiscal, vem realizando vários trabalhos com os alunos em sala de aula, os quais englobam a definição dos tributos, como são instituídos, cobrados, arrecadados e aplicados. São desenvolvidas atividades de leitura crítica e de interpretação de textos, elaboração de cartazes e livros, dramatizações, histórias em quadrinho e vídeos que levam à reflexão do aluno sobre a importância da participação do cidadão nas ações da administração pública visando tornar mais eficientes os serviços públicos. São realizadas enquetes familiares com questões sobre a nota fiscal e os impostos. Também envolvendo o tema são realizados cálculos matemáticos adequados a cada turma.  Os alunos são incentivados a pedir notas fiscais ao efetuarem compras no comercio local e conscientizados da importância dessa ação. Na escola é feita a arrecadação de notas fiscais pelos alunos numa caixa coletora.

A Educação Fiscal na prática educacional deve ser vivenciada em todas as disciplinas oferecendo uma oportunidade aos alunos de praticarem atitudes cidadãs tão necessárias nos dias de hoje. Sendo assim, o trabalho de Educação Fiscal se justifica pelo fato de a escola ser um local de construção de possibilidades que viabilizam a compreensão da realidade e a formação de cidadãos atuantes no meio em que vivem. Espera-se que este trabalho venha contribuir de forma positiva destacando o desempenho do cidadão na sociedade, evidenciando seu papel como agente de transformação do meio em que vive através de uma atuação consciente e eficaz. 

Texto/fotos: Escola Rotermund

Postado: Leila Ruver
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