Notícia

Educação - 28/06/2017 - Boa Vista do Buricá também recebeu o SIEF da FAHOR


Empresários e estudantes são estimulados a empreender

A semana iniciou com boas perspectivas para o Município de Boa Vista do Buricá, a partir do encontro entre pesquisadores da Faculdade Horizontina – FAHOR, empresários, estudantes e administração municipal, em mais uma edição do Seminário de Inovação e Empreendedorismo (SIEF).

A agenda dos pesquisadores iniciou já durante a tarde, quando os professores Jonas Silva e o vice-diretor da FAHOR Marcelo Blume foram recepcionados pelo prefeito de Boa Vista do Buricá, Vilmar Horbach, e pelos secretários de Educação, Agricultura, Planejamento e Desenvolvimento.

O vice-diretor apresentou a estrutura de cursos da Faculdade e indicou algumas atividades que podem ser desenvolvidas em parceria com o intuito de dar sequência aos temas que tratam de empreendedorismo e inovação, para transformar essas ideias em novos negócios para o município. Também foram apresentadas algumas propostas para a área da educação, no desenvolvimento de oficinas na área da matemática, bem como orientações no setor primário, no sentido de transformação da matéria-prima, como leite e grãos e assim agregar valor aos produtos do município.

A partir das 19h30min, os professores iniciaram a apresentação de informações a respeito do Município em seus diversos aspectos: número de empregos, renda média da população, qualificação da mão- de –obra, receitas e gastos do Poder Público, IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e agregação e valor por setor da economia.

O professor Tiago Neu Jardim destacou que o setor do comércio e serviços é que trazem mais estabilidade para a economia do Município e podem ser incentivados. “Não podemos deixar de lado a agricultura, mas é necessária maior transformação da matéria-prima para agregar valor ao produto”, comentou. 

Na sequência o professor Jonas Silva destacou o papel das lideranças locais na participação das decisões, e que auxiliem a identificar fraquezas e potencialidades. “O coletivo é importante no município, mas precisamos desenvolver parcerias que também ajudem a pensar as necessidades que são de todos e que demandam um esforço maior para resolvê-las, como segurança pública, estradas”, comentou o professor Jonas. 

A professora Cátia Bartz, coordenadora do Horizonte Ambiente Empreendedor trouxe informações a respeito das startups e mostrou algumas peculiaridades deste novo modelo, e o motivo pelo qual elas estão sendo destaque no mundo dos negócios. 

Finalizando o SIEF, o vice-diretor da FAHOR, Marcelo Blume, fez alguns questionamentos sobre formas de negócio que podem ser desenvolvidas no município, utilizando as informações repassadas pelos professores e pensando novos hábitos de consumo, de acordo com os novos perfis de consumidor e tecnologias.

“Precisamos mudar de atitude. Por que esperar algum empreendedor de outra cidade, de outra região vir para o município e usar a estrutura que está disponível, como prédios, máquinas e mão-de-obra? E se os munícipes daqui se reunissem para empreender?”, provocou Blume.

O próximo Seminário de Inovação e Empreendedorismo acontece na cidade de Doutor Maurício Cardoso, dia 26 de julho.

 

Fonte / Foto: FAHOR

Postado: Leila Ruver
Vídeos