Notícia

Texto de Opinião - 28/02/2019 - Qualidade de Vida através dos esportes de aventura


Por professor Fábio Lippert

Com o passar dos anos a evolução do homem revela no seu dia a dia a necessidade característica de se relacionar com seu semelhante, o que os diferencia dos demais seres vivos. Por sua vez o domínio de suas habilidades manuais e a grande capacidade de raciocínio lógico possibilita desenvolver inteligência avançada aos demais seres do globo terrestre. O domínio das habilidades cognitivas, motoras, afetivas, de relações pessoais e interpessoal, permite a criação de tecnologias cada vez mais avançadas e confiáveis, afim de proporcionar mais conforto e prazer aos indivíduos da sua espécie.

A evolução por sua vez é responsável em gerar uma acelerada etapa de urbanização. Em seu transcorrer afasta significativamente o Homem do convívio com a natureza. O padrão de vida, a revolução nas tecnologias do campo, ciência, medicina e nas mais diversas áreas de produção são benefícios dessa sociedade urbanizada.

Vale a pena ressaltar o notório crescimento desta evolução. Sua magnitude é considerável. Em razão disso “Doenças de todo gênero surgem em velocidade alarmante”. A transformação da sociedade e as desigualdades sociais e econômicas revelam um ser cada vez mais individualizado, adoecido mentalmente e fisicamente, decorrente das facilidades impostas pela ciência do conhecimento. A falta do convívio social antes considerada “a base de toda e qualquer associação humana” e a prática de atividades físicas remetem à busca do indivíduo por uma qualidade de vida mais saudável.

O crescimento de práticas esportivas cada vez mais difundidas, proporcionam uma real possibilidade de cura da mente e do corpo que clama por um equilíbrio entre o trabalho e o lazer.

O mundo globalizado mediante tecnologias avançadas nos permite conhecer práticas esportivas das mais variadas formas, dês das modalidades mais tradicionais às mais radicais. Estas conhecidas como Esportes de Aventura. Suas principais características são as práticas de atividades físicas em contato com a natureza, criando um vínculo de retorno às próprias origens. Cabe salientar que a palavra aventura vem do latim adventura – o que há por vir – remete ao diferente ao inusitado.”

Os Esportes de Aventura são praticados ao ar livre. Podem ser divididos em dois grupos. Atividades de Aventura na Natureza e Esportes Radicais Urbanos. Estão geralmente relacionados a alturas, velocidades e esforço físico. São responsáveis por estimular hormônios como dopamina, endorfina, serotonina e adrenalina. Quanto maior o risco, maior a descarga liberada, criando assim sensações bem como emoções em condições de incerteza relacionadas ao meio. Não podemos deixar de salientar que as práticas destas modalidades esportivas devem ser desenvolvidas com equipamentos especiais e certificados, com profissionais especialistas, de formação responsável e de extrema seriedade, uma vez que o risco é eminente durante suas ações.

Podemos citar diversas modalidades de esportes de aventura. Corrida de orientação, canoagem, paraquedismo, rafting, mergulho, voo livre e tantas outras. Uma das modalidades de esportes de aventura mais difundidas são as atividades de Técnicas Verticais. Sua definição consiste em um conjunto de descidas e subidas em desníveis verticais com a utilização de cordas e equipamentos de segurança. Entre as modalidades em destaques encontram-se o rapel, escalada, cachoeirismo, arvorismo, canionismo, alpinismo e espeleologia.

O mundo se transformou em uma grande aldeia. A informação é repassada no tempo de um toque na tecla do computador ou do telefone e está ao alcance da grande maioria da população do globo. O conhecimento científico e a internet, possibilitam os indivíduos conhecerem novos esportes e principalmente favorece a aquisição de equipamento que antes eram privilégios apenas das pessoas que residiam em grandes centros urbanos e países desenvolvidos. A busca pela qualidade de vida remete o indivíduo a práticas esportivas, criando tribos do mesmo interesse formando assim um vínculo social antes esquecido pela busca frenética da produção. Não estacione, saia da zona de conforto e mexa-se. Conheça o novo. Aventure-se, pratique esportes e viva melhor. 

Fabio Lippert

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos