Notícia

Esportes - 27/11/2011 - Inter vacila, perde para o Flamengo e sai do G5


Ronaldinho marcou o único gol da partida, disputada em Macaé

 

Ronaldinho temperou o Gre-Nal do próximo fim de semana. Graças a um gol do ex-meia gremista, o Flamengo venceu o Inter por 1 a 0, em Macaé, neste domingo, pela 37ª e penúltima rodada do Brasileirão. O resultado que tirou os colorados da zona de classificação à Libertadores, pois o Coritiba ganhou do Avaí.

Agora, com 57 pontos e na sexta colocação do Campeonato Brasileiro, o time de Dorival Júnior precisa de uma vitória sobre o maior rival no Beira-Rio – e ainda torcer por tropeços do próprio Flamengo e do Coritiba – para lutar pelo tri da América no ano que vem.

Erro no final estraga bom primeiro tempo (e a partida)

Se as arquibancadas do Moacyrzão estavam tomadas do rubro-negro do Flamengo, dentro de campo, o acanhado estádio de Macaé mais pareceu o Beira-Rio. Destemido, o Inter partiu para cima quase desde o início. Só não foi desde que a bola começou a rolar, porque Ronaldinho cobrou falta a 3 minutos, na qual Muriel deu rebote e, para a sorte dos colorados, Damião estava na área defensiva para chutar. E mandar para longe.

Depois disso, quem teve trabalho foi o goleiro Felipe. Aos 12, ele dividiu com Damião e viu a bola passar rente à sua goleira. Logo em seguida, só pôde torcer na conclusão que D’Alessandro fez de dentro da área, quando recebeu pela direita, virou sobre o marcador e por centímetros não marcou um senhor golaço. Após isso, aos 22, Gilberto soltou a bomba de longe e Felipe rebateu. No minuto seguinte, Bolívar dominou e chutou de dentro da área, mas mandou pela linha de fundo.

Arrefecida a blitz colorada, o Flamengo tentou mostrar quem mandava em casa. Só que não conseguiu, sendo impedido por uma sólida defesa, que não permitiu Ronaldinho driblar e transformou Thiago Neves em um mero coadjuvante. Além de armar contra-ataques. Num deles, resultou em um dos seis escanteios para o Inter ao longo dos primeiros 45 minutos. Na melhor chance oriunda dos tiros de canto, aos 37, Damião cabeceou para baixo e Felipe caiu no lado certo para defender.

O gol colorado parecia no forno, questão de minutos – ou até segundos. Contudo, duas sinas coloradas deram às caras aos 46. Como quase em outras diversas oportunidades, o Inter titubeou no fim e, mesmo tendo jogado a etapa inicial inteira melhor, errou nos acréscimos, quando Thiago Neves tentou o cruzamento, a bola bateu em Rodrigo Moledo na meia lua e se ofereceu a Ronaldinho. O camisa 10 entrou na cara de Muriel e fez o óbvio: 1 x 0, Flamengo.

Muito esforço e nenhum gol

O árbitro autorizou o reinício do jogo e o Inter se tocou ao ataque, dando início a uma pressão que poderia valer a América. Aos 5, Nei pegou bonito e obrigou Felipe a espalmar. Mas a resposta veio logo depois, aos 9, quando Ronaldinho acertou um voleio mais bonito ainda e só não saiu para o abraço, pois Kleber salvou em cima da linha. Na sequência, Wellinton cabeceou livre em meio à defesa colorada e quase marcou.

Aguerrido, ainda que nervoso, o Inter manteve-se com maior posse de bola e no ataque. Com Tinga cadenciando no meio, D’Alessandro e Oscar passaram a cruzar na área à procura de Leandro Damião. Aos 18, Oscar cruzou rasteiro e o camisa 9 não alcançou, fazendo com que a bola – outra vez – passasse rente à goleira rubro-negra sem que nenhum colorado encostasse nela. Dois minutos depois, Damião dominou e soltou um torpedo à queima-roupa. Felipe brilhou, numa estupenda defesa. O centroavante ainda reclamou de pênalti na dividida seguinte.

Com o passar do tempo, a pressão do Inter ocorreu acompanhada do nervosismo. Fechado para garantir o resultado. Dorival lançou Andrezinho, Jô e Fabrício no time, nos lugares de Gilberto, Nei e Kleber, respectivamente. A equipe seguiu bem e buscando o gol, mas repetiu-se o filme de outros jogos: sobrou esforço e faltou bola na rede.

Agora, mais do que nunca, tudo virou Gre-Nal para os colorados.

Brasileirão - 37ª rodada

Flamengo 1

Felipe; Léo Moura, Alex Silva, Wellington e Rodrigo Alvim; Willians, Fierro (Galhardo), Thomas (Negueba) e Renato Abreu; Thiago Neves (David) e Ronaldinho. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Inter 0
Muriel, Nei (Jô), Bolívar, Rodrigo Moledo e Kleber (Fabrício); Guiñazu, Tinga, D'Alessandro e Oscar; Gilberto (Andrezinho) e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior.

Gol: Ronaldinho (46/1º)
Cartões amarelos: Fierro, Ronaldinho, Alex Silva; Rodrigo Moledo e Kleber
Arbitragem: Evandro Rogério Roman (FIFA-PR)
Local: estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé (RJ)



Fonte: Tiago Medina / Correio do Povo

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos