Notícia

Texto de Opinião - 27/10/2016 - Alimentação Saudável na Escola


Por Professora Lisiane de Oliveira Güntzel

 

Todos ouvimos diariamente sobre a importância de uma boa alimentação, pois esta nos traz benefícios para a saúde, ajuda a nos manter ativos para realizar as tarefas do dia a dia. Uma alimentação saudável é aquela que reúne todos os nutrientes de que o corpo precisa para funcionar corretamente. Requer muita diversidade de ingredientes em todas as refeições, com equilíbrio entre carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. 

 

Porém ao observarmos o lanche escolar, na maioria  das lancheiras  só se  encontram   alimentos  industrializados, pois  mesmo  os  pais  que tentam  exaustivamente  inserir  no lanche  do  filho alimentos  não  industrializados,  especialmente  as frutas, encontram grande resistência por parte das crianças que estão sobre forte influência  do  apelo midiático e querem partilhar do mesmo lanche dos colegas de escola. Sendo ainda que para alguns pais os alimentos industrializados são considerados mais práticos, uma vez que estes pais   se encontram cada vez mais  consumidos  pelas exaustivas  jornadas  de  trabalho.

 

Assim entendo que escola é um local privilegiado para a promoção da saúde, prevenção do sobrepeso, da obesidade e de diversos outras doenças e problemas que têm se tornado frequentes entre as crianças, pois geralmente,  as  práticas  alimentares  são  consolidadas durante  toda  a  vida,  mas  em especial na infância, período este em que as crianças se encontram na escola e são mais receptivas aos novos conhecimentos.   Torna-se assim importante  refletir  sobre  a  contribuição  de nós como  escola elaborarmos projetos que visem a  promoção  de  hábitos  alimentares saudáveis, tornando assim nossas crianças agentes promotores de sua saúde e até influenciando na saúde de sua família.

 

Professora Lisiane de Oliveira Güntzel

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos