Notícia

Texto de Opinião - 27/04/2017 - A tecnologia aliada ao conteúdo escolar


Por Professora Marcia Grübler Graduada em Ciências Plenas Matemática e pós graduada em Matemática e Fisica

Estamos vivendo uma época em que cada vez mais cedo, as crianças estão em contato com algum instrumento tecnológico, como um tablet, telefone ou computador, seja ele para jogar, ou ficar ligado nas redes sociais.

Atualmente a internet tem sido um meio muito utilizado por todos, pois a mesma abrange um grande e extenso local de informações, comunicações e entretenimento, tornando-se também fonte de pesquisa e estudos. E por ela ser de fácil acesso e ter inúmeras formas de conteúdo podemos trazer essas infinitas possibilidades de informação para implementarmos em sala de aula, tornando-se um ótimo aliado para o ensino e aprendizagem dos alunos. Mas para que isso tenha um bom resultado é necessário usá-la criteriosamente, selecionar atividades importantes que venham a somar na vida do aluno, favorecendo lhe o pensar, refletir, agir e criar soluções.

Assim, as tecnologias podem proporcionar novas formas de aprendizagem, mais criativas e interessantes para eles, os professores podem auxiliar sugerindo sites ou endereços virtuais em que eles mesmos possam procurar formas de aprender, assim como jogos que exploram o raciocínio lógico, vídeos relacionados ao conteúdo trabalhado naquela semana, por exemplo, documentários e tantas outras coisas que vão ampliar seus conhecimentos. Bem como, desafiá-los para resolver situações que o levem a pesquisar,  podendo ser uma atividade extra classe.

Navegando na internet você tem acesso rápido e fácil a livros completos para serem lidos e muitos outros artigos educativos para serem explorados. É importante que a pesquisa seja feita em sites confiáveis, que auxiliam o aluno a construir o seu conhecimento, trazendo para sala de aula, novidades e conteúdos que se adequem as mais variadas situações do dia a dia, tornando-se um aprender prazeroso e educativo ao mesmo tempo, onde todos participam da escolha e seleção dos mais diversos conteúdos que serão propostos e trabalhados. 

Professora Marcia Grübler – Graduada em Ciências Plenas Matemática e pós graduada em Matemática e Fisica.                    

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos