Notícia

Texto de Opinião - 27/02/2019 - Matemática na educação infantil


Por Professora Care Fabiane Pavan

A matemática é fundamental em nossas vidas e está presente diariamente em nossas atividades, nos deparamos muitas vezes nos apropriando da matemática sem ao menos nos darmos conta disso. A matemática está presente na arte, na música, em histórias, na forma como organizamos o pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis. Sendo fundamental em nossas vidas e se não trabalhada desde a educação infantil a matemática pode se tornar um “peso” no futuro. 

O primeiro contato da criança se dá em casa com a família e é aprofundado na Educação Infantil, onde é estimulado o desenvolvimento logico, o raciocínio e a percepção de formas e símbolos, através de atividades lúdicas elaboradas para esta etapa do desenvolvimento. Estas primeiras noções que são introduzidas já na educação Infantil vão sendo aprofundadas gradualmente, de maneira lúdica, respeitando a capacidade cognitiva de cada idade. Durante o ensino de matemática nesta fase é importante se apropriar do faz de conta, dos jogos e brincadeiras, para que a criança não se frustre e acabe criando um bloqueio com a disciplina que pode se estender para a vida adulta, criando na criança uma visão negativa da disciplina, fazendo com que crie uma resistência e não consiga se apropriar de tudo que a disciplina possa lhe proporcionar. É preciso que as crianças sintam – se participantes e construtores da aprendizagem,  num ambiente que tenha sentido para elas, para que possam se engajar em sua própria aprendizagem.

E de suma importância criar um espaço para estimular a capacidade de aprender a gostar da matemática, com diversas maneiras através de brincadeiras, jogos. Brincando, jogando, cantando, ouvindo histórias, o aluno estabelece conexões entre o dia a dia e a Matemática.

CARE FABIANE PAVAN - Professora de Educação Infantil

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos