Notícia

Saúde - 27/01/2017 - HCC recebeu os primeiros doadores de sangue do ano


Ao todo 73 doadores participaram

O Hospital de Caridade de Crissiumal promoveu nesta sexta-feira, a primeira Campanha de Doação de Sangue em parceria com o Hemocentro de Santa Rosa.

 

Na organização da Campanha a enfermeira Deise agradeceu a todos os doadores que participaram e fizeram o bem. “Sempre ficamos felizes ao receber os doadores de nossa cidade e pela atenção com que nos auxiliam quando precisamos deles, como em dias como o de hoje, nessas campanhas onde as parcerias funcionam. Nosso agradecimento aos patrocinadores também e a todos que desejaram doar e por algum motivo não puderam, que venham na próxima oportunidade”, comentou a enfermeira.

 

Após a triagem dos doadores e do processo de coleta de sangue, este material passa por um processo chamado Centrifugação, onde são separados os componentes. Ele é dividido basicamente em: Concentrado de hemácias, Concentrado de plaquetas, Plasma e Crioprecipitado.

 

São estes componentes que serão transferidos aos pacientes que necessitarem futuramente, de acordo com cada caso e situação. É por isso que em cada doação de 450 ml de sangue, o doador pode salvar até três vidas, pois seu sangue é fracionado e cada pessoa pode receber um pouquinho dele.

 

Além disso, a validade das plaquetas, por exemplo, é de no máximo 5 dias. As hemácias, podem durar até 40 dias e o Plasma, congelado, até 2 anos. Por isso a necessidade de reposição diária de sangue e as campanhas frequentes de Doação de Sangue nos municípios se fazem necessárias.

 

Ao todo 73 doadores participaram.

 

Fonte / Fotos: Neila Daronco / Assessoria de Imprensa HCC

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos