Notícia

Texto de Opinião - 26/12/2018 - Encenando, aprendendo e encantando


Por Professora Kátia Cristina Volpatto

Como estímulo para formar um olhar curioso e investigativo dos alunos do ensino

fundamental, o teatro na escola tem como objetivo formar cidadãos sensíveis a realidade social e integrado ao cotidiano, ele mostra como ensinar a arte de maneiras diversificadas, onde se descobre as especificidades da linguagem teatral, como trabalho colaborativo, socialização, experiências estéticas, através de criação de cenário e figurino, leitura e interpretação de texto (texto teatral) desenvolvendo competências relacionadas a ler e decodificar por meio da análise de texto.

A ideia é fomentar um ambiente mais participativo e convidativo nas escolas.

A vivência cênica aparece como ponto de partida para que crianças e adolescentes experimentem a criação artística de maneira mais coletiva, lúdica e criativa.

Pensar em mediação é pensar em educação dos sentidos para a vida, é instigar o educando a vislumbrar a multiplicidade dos modos de leitura das coisas do mundo. Além disso, o contato com manifestações artísticas e a reflexão a partir delas é uma forma privilegiada para se conhecer diferentes visões de mundo.

O trabalho de arte-educação nas escolas cria um espaço importante de reflexão e fortalecimento de novas ideias. Alunos, artistas e professores compartilham experiências, entendem melhor o cotidiano e suas relações sociais.

O teatro na escola, de acordo com os PCNS de Arte, o teatro tem o intuito de que o aluno desenvolva um maior domínio do corpo, tornando o expressivo, um melhor desempenho na verbalização, uma melhor capacidade para responder às situações emergentes e uma maior capacidade de organização de domínio de tempo.

Processo de aprendizagem para a vida toda, ”O mundo fornece material para o teatro, e o reconhecimento artístico desenvolve-se par e passo com o nosso reconhecimento e percepção do mundo e de nos mesmos dentro dele.” (Viola Spolin).

 

 

Professora Kátia Cristina Volpatto

magistério

Curso superior de gestão ambiental

Curso superior de pedagogia

Pós graduação de educação especial 

Especialização em Teologia

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos