Por Professora Kátia Cristina Volpatto
Como estímulo para formar um olhar curioso e investigativo dos alunos do ensino
fundamental, o teatro na escola tem como objetivo formar cidadãos sensíveis a realidade social e integrado ao cotidiano, ele mostra como ensinar a arte de maneiras diversificadas, onde se descobre as especificidades da linguagem teatral, como trabalho colaborativo, socialização, experiências estéticas, através de criação de cenário e figurino, leitura e interpretação de texto (texto teatral) desenvolvendo competências relacionadas a ler e decodificar por meio da análise de texto.
A ideia é fomentar um ambiente mais participativo e convidativo nas escolas.
A vivência cênica aparece como ponto de partida para que crianças e adolescentes experimentem a criação artística de maneira mais coletiva, lúdica e criativa.
Pensar em mediação é pensar em educação dos sentidos para a vida, é instigar o educando a vislumbrar a multiplicidade dos modos de leitura das coisas do mundo. Além disso, o contato com manifestações artísticas e a reflexão a partir delas é uma forma privilegiada para se conhecer diferentes visões de mundo.
O trabalho de arte-educação nas escolas cria um espaço importante de reflexão e fortalecimento de novas ideias. Alunos, artistas e professores compartilham experiências, entendem melhor o cotidiano e suas relações sociais.
O teatro na escola, de acordo com os PCNS de Arte, o teatro tem o intuito de que o aluno desenvolva um maior domínio do corpo, tornando o expressivo, um melhor desempenho na verbalização, uma melhor capacidade para responder às situações emergentes e uma maior capacidade de organização de domínio de tempo.
Processo de aprendizagem para a vida toda, ”O mundo fornece material para o teatro, e o reconhecimento artístico desenvolve-se par e passo com o nosso reconhecimento e percepção do mundo e de nos mesmos dentro dele.” (Viola Spolin).
Professora Kátia Cristina Volpatto
magistério
Curso superior de gestão ambiental
Curso superior de pedagogia
Pós graduação de educação especial
Especialização em Teologia
Postado: Clécio Marcos Bender RuverTweet |