Notícia

Texto de Opinião - 26/04/2017 - Ele é a verdade - Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra

Não há dúvida. Tudo confirma. Não tem como contradizer. Tudo se cumpriu. É verdade que Ele foi morto. Apareceu porque está vivo. As profecias acontecem. Ele mesmo falou de Si e tudo se cumpriu.

Foi anunciado durante séculos, tudo que d’Ele foi falado aconteceu. Jesus mesmo diz: “Eu sou a verdade”. Nenhuma dúvida paira sobre a missão de Jesus. Muitos sabem pouco dele e poucos sabem muito dele. O que certamente todos sabem que Ele só fez o bem. No entanto O maltrataram até a morte e o enterraram. Até nos momentos da raiva humana Ele se mostra calmo e misericordioso, no apogeu do sofrimento, no alto da cruz ainda diz “Pai perdoai-lhes eles não sabem o que fazem” (Lc 23,34a). Nós de fato não sabemos quanto mal faz o pecado. Também não somos capazes de imaginar a grandeza da misericórdia que Deus derrama sobre toda a humanidade. “Onde abundou o pecado superabundou a graça” (Rm 5,20). De fato não somos capazes de entender como nos diz São Paulo; a largura, O comprimento, a altura, a profundidade. O amor de Cristo ultrapassa todo conhecimento humano” (cfr. Ef 3,18-19).

Jesus vai à casa dos pecadores, até toma refeição com eles para tirá-los do pecado e leva-los para a vida nova. Basta lembrar a história de Zaqueu, de Mateus, da adúltera e das Madalenas da vida. Jesus nos mostra a atitude divina que é como o Pai que vai ao encontro da ovelha perdida, que acolhe o filho o qual se tinha afastado. É o criador que vai ao encontro de Adão e de Caim. Nas parábolas Jesus nos dá tantos exemplos que Deus jamais abandona algum dos seus filhos. Em fim Jesus veio ao encontro de toda humanidade pecadora. Apesar de haver adversários e até inimigos Ele os ama e faz de tudo para salvá-los. A verdade Jesus Cristo é amor e misericórdia para com todos.

Quando Jesus é questionado por Pilatos; “Então tu és rei? Jesus respondeu: Tu o dizes, eu sou rei! Para isto vim ao mundo: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta minha voz” (Jo 18,37). Entendemos que Jesus não foi condenado por nenhum erro, mas, porque falou a verdade, Ele é o rei e o senhor. Senhor sobre a vida e a morte, o Senhor de toda a humanidade. Ele nos adquiriu com seu sangue. Jesus nos deixa bem claro que quem é da verdade escuta a sua voz. Entendemos que escutá-lo não é apenas ter os ouvidos abertos, mas o coração aberto para acolhê-lo, os passos prontos para segui-lo, os braços abertos para se doar e ser coerente com o nome de cristão. O senhor nos chama para sermos anunciadores de sua verdade, com a palavra e com o exemplo. “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura” (Mc 16,15). Nós vemos a veracidade de Jesus pela sua fidelidade até na cruz. A maior prova, sem dúvida, é o fato de sua ressurreição prova que Ele é Aquele que é, o Filho de Deus. Amigo e amigo! Quem o segue não está em dúvida, mas na verdade. Sejamos fiéis ao nome de cristãos.

Ariquemes, 26/04/17 Pe. Renato José Rohr scj.

Postado: Leila Ruver
Vídeos