Notícia

Texto de Opinião - 26/04/2017 - Cultura Indígena na Escola


Texto da professora Adenize

Cultura Indígena na Escola

Lei nº 11.645 de 10-03-2008

Todos sabemos que os índios foram os primeiros habitantes do solo brasileiro.

São formados por povos diferentes, com hábitos diferentes, costumes e línguas diferentes.

Cada um destes povos deixaram uma vasta cultura para nós.

Apesar das miscigenações de raças (etnias) podemos afirmar que cada brasileiro carrega um pouco da herança indígena, seja ela na arte, na música, na religião ou na culinária.

O hábito de tomar banho todos os dias, gostar de alimentos a base de mandioca, batata-doce, frutas e inclusive o guaraná e os chás são heranças indígenas que prestigiamos ainda hoje.

Neste sentido, de resgatar um pouco sobre o índio, a turma do sexto ano manhã da EMEF Rotermund foi convidada a elaborar um trabalho mais detalhado sobre esta cultura e apresenta-la ao sétimo ano, oitavo ano e para a turma do AEE da escola.

Os alunos pesquisaram muito e foi muito gratificante prestigiar o trabalho deles.

Confeccionaram cartazes com alguns nomes e sobrenomes, imagens de como viviam e como vivem hoje. Também fabricaram vestimentas e  alguns instrumentos utilizados na caça e na pesca. Trouxeram ainda um pouco da culinária, a qual foi disponibilizada para os visitantes degustarem.

O ambiente foi organizado com vídeo e músicas indígenas, as quais reforçara as explicações do alunos e ambientalizaram o espaço.

Dedicamos assim o nosso respeito pelos índios e agradecemos a cultura farta que herdamos.

Texto escrito pela professora Adenize

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos