Notícia

Agricultura - 26/03/2020 - FETAG-RS cobra ação de fumageiras em prol do produtor


Situação dos agricultores familiares está difícil

Foto: Clecio Ruver / Guia Crissiumal Arquivo

A situação dos agricultores familiares está cada vez mais preocupante. A estiagem e agora, o Covid-19 colocam em xeque-mate a sustentabilidade financeira das famílias. Para os produtores de fumo a situação não é diferente. Em uma época crucial para a cadeira produtiva, a entrega da safra, os fumicultores estão encontrando diversas dificuldades.

Informado pelas empresas fumageiras o fechamento temporário de suas matrizes produtivas, o agricultor fica neste momento sem saber como agir, pois grande parte ainda tem sua safra no galpão ou já entregou, mas ainda não recebeu.

Para buscar amenizar o problema, a FETAG-RS solicitou às empresas fumageiras a antecipação ou o adiantamento de parte do valor a ser comercializado pelo produtor na safra. 

Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva “precisamos olhar o lado mais fraco desta cadeia, o produtor. Sabemos que as empresas buscam estreitar a parceria, agora é a hora, auxiliando quem mantêm a indústria, o agricultor.”

 

FETAG-RS propõe parceria com Ministério da Cidadania para execução do Programa de Aquisição de Alimentos

Em um período crítico para a saúde da população em virtude do Covid-19 e de uma estiagem que assola o Rio Grande do Sul, a FETAG-RS encaminhou ofício ao Ministério da Cidadania propondo para uma modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos, a de Compra com Doação Solidária.

A modalidade Compra com Doação Solidária é uma proposta elaborada pela FETAG-RS que se utiliza do já existente Programa Nacional de Aquisição de Alimentos para auxiliar as famílias que estão sendo prejudicadas pela estiagem e também pelo cancelamento de várias Feiras e Exposições que seriam realizadas nos próximos meses em todo o Estado provocado pela pandemia do novo Coronavírus.

De acordo com o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “o cancelamento dos eventos agropecuários fez com que muitas famílias tivessem que estocar tudo o que seria vendido nessas datas, e agora não tem boas perspectivas para sua produção de não perecíveis. Provavelmente seria perdido, o que já aconteceu com outras agroindústrias cujos produtos não podem ser estocados”.

O presidente cita ainda os casos dos produtores de hortifrutigranjeiros, que vendiam diretamente nas casas ou nas feiras municipais, o que agora é inviável em virtude da pandemia. “Esse projeto também pensa nas cidades, onde os prefeitos se encontram com um quadro complicado de trabalhadores autônomos que inesperadamente ficaram com suas rendas seriamente afetadas, ou donos de pequenos negócios, que em alguns casos tiveram que fechar seus estabelecimentos em virtude dos decretos municipais. Todos precisarão de ajuda dos governos pois ficarão sem renda. Nossa proposta auxiliaria essas pessoas”.

 Joel explica que a aquisição de alimentos seria organizada pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais associados à FETAG-RS e executada pelas Prefeituras Municipais associadas à FAMURS é a melhor estratégia neste momento. Os alimentos adquiridos seriam doados para entidades da rede socioassistencial (tais como: Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros POP), equipamentos que ofertem o serviço de acolhimento e entidades de assistência social), aos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional (restaurantes populares, cozinhas comunitárias e bancos de alimentos) e, à rede pública e filantrópica de ensino.

 No ofício, a FETAG-RS solicita a suplementação de recursos no Programa de Aquisição de Alimentos – Compra com doação Simultânea para o Rio Grande do Sul no valor de R$200 milhões. Também solicita que o Ministério abra o processo de credenciamento para que mais prefeituras possam operar o programa.

Eduardo Malta de Oliveira

Assessor de Imprensa da FETAG-RS

 

 

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos