Notícia

Agricultura - 26/03/2020 - Com tempo seco, safra de soja segue avançando na região


Produtividade tem diminuído nas lavouras colhidas atualmente

O tempo seco têm contribuído para ampliação das perdas na cultura de soja, exigindo que os produtores de todas as regiões recorram à cobertura de Proagro e de seguros. As lavouras seguem predominantemente em maturação. 

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí, as precipitações retornaram na semana, embora com distribuição irregular. O volume insuficiente das chuvas não atenuou os efeitos das perdas ocasionadas pelo déficit hídrico, principalmente nas cultivares mais tardias. 

A cultura se encaminha para o final de ciclo, predominando nas lavouras as fases de maturação (58%) e colheita (37%). No momento, a produtividade está em 2.245 quilos por hectare. A estiagem tem influenciado no comportamento as plantas. Nas cultivares mais tardias e/ou plantadas no final do período recomendado pelo zoneamento, aumenta a morte de plantas, que iniciou em áreas específicas e, posteriormente, foi se ampliando na lavoura. 

Há áreas que apresentam plantas com retenção de folhas, queda de vagens e diminuição do tamanho de grãos. As lavouras colhidas têm evidenciado elevada quantidade de grãos esverdeados e imaturos. Igualmente, o tamanho e o peso têm se mostrado muito abaixo da ficha técnica das cultivares, impactando diretamente na redução e produtividade. 

Na região de Santa Rosa, 1% da área de soja está na fase de desenvolvimento vegetativo (lavouras da safrinha), 3% em floração, 15% em enchimento de grãos e 48% em maturação. Com as condições meteorológicas favoráveis, a atividade de colheita alcançou 33% das lavouras. A produtividade tem variado de acordo com o regime de chuvas ocorridas no período de floração e enchimento de grãos e também devido à influência do tipo de solo e do manejo da área com rotação de cultivos de verão. Outra questão observada é a Informativo Conjuntural. Porto Alegre, n. 1599, p. 6, 26 mar. 2020 qualidade dos grãos; as vagens estão com má formação de grãos, que apresentam tamanho pequeno, coloração esverdeada, indicando maturação forçada; além disso, há também falta de grãos, principalmente no terço superior nas vagens. As lavouras de segundo plantio, semeadas após a colheita do milho, tiveram boa emergência e são as mais beneficiadas com a chuva ocorrida. A produtividade atual é de 1.994 quilos por hectare.

Crissiumal tem uma área plantada de 9500 hectares de soja na atual safra. São mais 1500 hectares de soja safrinha, segundo estimativa da Emater.

Com informações do Informativo Conjuntural da EMATER

Foto: Guia Crissiumal Arquivo

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos