Notícia

Clima - 26/03/2019 - Quarta-Feira deve ser ensolarada no Estado


Crissiumal mais uma vez terá grande amplitude térmica

A quarta-feira (27) deve ter predomínio de sol em praticamente todas as regiões do Rio Grande do Sul. Uma massa de ar seco que atua no Estado inibe a formação de chuva, que pode acontecer somente de forma isolada no Litoral, na Região Metropolitana e na serra gaúcha.

O tempo firme deve permanecer pelo menos até o final de semana. A partir de sábado (30), é esperada a chegada de uma frente fria vinda de Sudoeste, que pode provocar chuva, primeiro na Fronteira Oeste e na Campanha e, nos dias seguintes, nas demais regiões.

De acordo com o meteorologista Caio Guerra, da Somar Meteorologia, o tempo firme persiste porque a massa de ar presente no Estado é um sistema de alta pressão e a atual direção do vento, que sopra de Sul, não traz instabilidade para o Rio Grande do Sul.

— As áreas de instabilidades estão em outras áreas do país. Esses sistemas funcionam mais ou menos como uma gangorra. Enquanto essa instabilidade estiver nessas outras áreas, a chuva não chega no Rio Grande do Sul — explica Guerra.

Nesta quarta-feira (27), o fenômeno da grande amplitude térmica (diferença entre as temperaturas máxima e mínima ao longo do dia) deve se repetir. Em Iraí, no Norte, deve ser registrada a maior máxima, 30°C — o dia por lá começa com  12°C e a variação de temperatura pode chegar a 18°C. Farroupilha, onde é esperada a menor mínima (10°C), pode ter 16°C de oscilação ao longo do dia. Em Porto Alegre, os termômetros devem ficar entre 18°C e 26°C. 

Crissiumal deverá ter temperaturas entre 14º e 26ºC.

 

Na foto do topo o pórtico de Crissiumal na ensolarada tarde desta terça-feira.

Com informações de ZH

Postado: Leila Ruver
Vídeos