Notícia

Curiosidades - 26/02/2017 - Eclipse e balão solar foram fotografados em Crissiumal


Balão solar sobrevoou Crissiumal no mesmo momento em que se observava o eclipse

Neste domingo (26) ocorreu o primeiro eclipse solar de 2017. No Brasil, ele pôde ser visto de forma parcial e apenas em algumas regiões. Em Crissiumal foi visível entre 10 horas e meio dia, com seu ápice por volta de 11h15min.

.

O fenômeno foi anular (quando se vê toda a silhueta do Sol e apenas um anel de luz ao redor) na região sul do Chile, Argentina e Angola e no norte da Zâmbia.

 

O eclipse solar anular ocorre quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham. Mesmo quando estão alinhados perfeitamente, a Lua está muito longe da Terra para bloquear completamente a visão do Sol, e por isso perto do disco negro do satélite é possível ver um anel de luz do astro.

 

Na foto abaixo, as marcas do eclipse nos raios solares, que refletiam no chão, entre as árvores. 

Também durante a observação do fenômeno, pôde ser observado no céu de Crissiumal um balão solar, que sobrevoou a região no sentido oeste-leste. O mesmo parecia um charuto voando no céu.

 

Segundo o site Planeta Balões o material desses balões nada mais é do que um filme plástico bem fino, enrolado em bobina com camada dupla, fechado nas duas extremidades da largura. Muitas pessoas por não conseguir comprar esses plásticos utilizam sacos de lixos preto de 100 litros. São abertos e emendados com fita durex para aumentar seu tamanho. Para soltar um balão solar é muito fácil e prático, basta amarrar uma das pontas do saco e enche-lo na outra extremidade com um abafador ou um ventilador, em seguida fechar o saco e esperar os raios solares aquecer o ar que se encontra dentro dele para ele começar a subir. O balão é sem bucha e sem fogo.

 

Alguns internautas que ligaram para a redação do Guia Crissiumal imaginavam se tratar de um ovni.

As fotos são do Guia Crissiumal.

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos