Notícia

Cultura - 25/07/2019 - Depois de Turnê pela Alemanha, GEMP está de volta a Crissiumal


Delegação chegou à cidade no início da noite

Depois de 25 dias longe de Crissiumal o GEMP está de volta. Desde o início do mês o grupo participou da sua 11ª Turnê Internacional que foi realizada na Alemanha.

A delegação foi recepcionada em Crissiumal no início da noite, onde familiares, amigos e autoridades fizeram uma calorosa recepção ao grupo, em um momento de bastante emoção. Um rápido cerimonial foi coordenado pelo presidente do GEMP Elton Schneider, com as falas de Renato Saling (presidente da Câmara), Janice Benatti (secretária de educação), Katia Volpato (diretora de cultura do município), Iara Hammes (representando as mães que acompanharam a delegação) e Leandro Diel Rupp (diretor e coreógrafo do grupo).

Assista abaixo a chegada, a emoção e a fala de Leandro Diel Rupp:

Neste ano, a turnê foi ainda mais especial, já que o Brasil completa 195 anos da imigração alemã. O GEMP levou seus jovens descendentes de imigrantes alemães para mostrar na Alemanha, a cultura e folclore que cujos imigrantes tiveram significativa participação. 

O GEMP participou de eventos folclóricos com um elenco composto por 25 pessoas, entre bailarinos, músicos e diretores. As atividades do GEMP aconteceram nos Estados de Hesse, Baixa Saxônia e na Baviera, em cidades como Nuremberg, Wurzburgo, Bamberg, Bremem, Scheeßel, Schlitz e Frankfurt, além de um espetáculo final em Hamburgo.

O grupo crissiumalense é o representante brasileiro junto ao Conselho Internacional de Festivais de Folclore o CIOFF. Além de apresentações, o GEMP fez trabalhos de intercâmbio junto com outros grupos folclóricos que estiveram na Alemanha.

O GEMP já esteve no Canadá, Turquia, França, Polônia, Portugal, Eslováquia, República Checa, Holanda, Romênia, Hungria, Macedônia, Bulgária, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Chile, Argentina e Bolívia, Áustria e Croácia

O grupo foi declarado Patrimônio Cultural da Cidade de Crissiumal.

No link abaixo todas as nossas fotos:

http://guiacrissiumal.com.br/galerias/Retorno-GEMP-Turne-2019

Postado: Leila Ruver
Vídeos