Notícia

Curiosidades - 25/04/2020 - Serpente da espécie jararaca invadiu casa na Vila Industrial


Muitos relatos de jararacas sendo vistas tem chegado à redação do Guia Crissiumal

A cada poucos dias o Guia Crissiumal tem recebido fotos e informações de aparecimentos de serpentes da espécie jararaca, que é bastante perigosa, em Crissiumal.

Nesta sexta-feira mais uma ocorrência foi registrada na Vila Industrial, onde o aparecimento dos repteis tem preocupado os moradores pela sua frequência.

Dessa vez a jararaca invadiu a casa do casal Jaime e Mara Penz. Jaime contou que estava assistindo televisão, quando sua esposa o avisou que o réptil já estava dentro do imóvel, em uma área de lazer da casa.

Outro moradores do bairro já haviam reclamado com o Guia Crissiumal de terrenos com mato e descuidados na região. Certamente a estiagem também contribui para o aparecimento destes animais.

Esta espécie de Jararaca é uma Serpente de hábito terrícola, mas também explora arbustos. Ao longo de sua distribuição apresenta variação de colorido. No Sul e Sudeste é a serpente peçonhenta mais comum e responsável pela maioria dos acidentes ofídicos. Apresenta grande versatilidade às mudanças ambientais, sendo comum também ao longo do cinturão verde (produção de hortaliças, leguminosas, frutas ao redor das cidades) e outras áreas de ocupação humana. Ágil, sobe com facilidade em arbustos e telhados baixos. Trata-se da espécie mais comum da região Sudeste, habitando desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul.

Foto: Jaime Penz, especial para o Guia Crissiumal
Postado: Leila Ruver
Vídeos