Notícia

Clima - 25/03/2018 - Final de semana marcado pela volta da chuva e das temperaturas amenas


Chuva entre o sábado e o domingo ultrapassou os 40 milímetros

Uma frente fria que atravessou o Sul do Brasil provocou chuva e queda nas temperaturas em Crissiumal e região. Em Crissiumal o acumulado de chuva ultrapassou os 40 milímetros no final de semana.

As temperaturas do domingo foram bastante amenas, abaixo dos 20ºC durante todo o dia.

Depois do período de estiagem de fevereiro, o mês de março já tem 220 milímetros de chuva acumulada em Crissiumal.

Segundo o Climatempo, na segunda-feira, a massa de ar frio e seco predomina sobre grande parte do Rio Grande do Sul, e garante um amanhecer com temperatura baixa, principalmente na Campanha. A mínima prevista em Bagé é de apenas 7°C, e não se descarta a ocorrência de geada fraca e isolada nas localidades mais frias da região. Entre o norte do estado e a Grande Porto Alegre, o dia continua com muitas nuvens e pode chover nas cidades próximas à divisa com Santa Catarina.

A frente fria ficará bloqueada na altura do Paraná, impedida de avançar por conta da circulação de ventos em vários níveis da atmosfera. Por isso, há previsão de bastante chuva durante a segunda-feira entre Santa Catarina e o Paraná, especialmente na faixa leste desses estados. A presença do ar mais frio mantém a temperatura baixa, inclusive durante a tarde, com máximas abaixo dos 23°C. Em Curitiba a temperatura varia entre 16°C e 21°C, e em Florianópolis de 18°C a 22°C. Apenas o noroeste do Paraná é que ainda pode chegar aos 25°C.

Na terça-feira a massa de ar frio enfraquece rapidamente e a temperatura entra em rápida elevação em todo o Sul, no oeste do Centro-Oeste e no sul da região Norte. Volta a chover no sul e oeste do Rio Grande do Sul e na região do Pantanal. Entre Santa Catarina, Paraná e grande parte de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, o tempo continua instável, com muitas nuvens e chuvas frequentes ao longo do dia. 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos