Notícia

Agricultura - 24/10/2019 - Safra de trigo em Crissiumal já ultrapassou a metade


Segundo EMATER 60% da área já foi colhida

A colheita de trigo em Crissiumal e região está intensa nesta semana e deve permanecer assim até o final de semana, em que há previsão de chuva para o final do domingo.

Segundo a EMATER, aproximadamente 60% da área plantada no município esteja colhida. Estima-se que o município tinha cerca de 3000 hectares do grão plantados. 

A produtividade é boa, em torno de 50 sacas por hectare, segundo o chefe do escritório da EMATER local, Fernando Leichtveis, em conversa com a repórter do Guia Crissiumal Leila Ruver.

“Esta estimativa é preliminar e com o fechamento da safra em novembro poderemos fornecer dados mais precisos da colheita, quando reunimos cooperativas, EMATER, Secretaria de Agricultura, IBGE, Bancos e Sindicatos para nivelar informações”, destacou Leichtveis.

Segundo ele, o trigo é de qualidade muito boa nesta safra.

No Rio Grande do Sul, em 1% das lavouras a fase é de floração, 25% delas estão em enchimento do grão, em 58% delas o trigo encontra-se em maturação (característica que se configura entre a maturação fisiológica e o ponto de colheita) e foram colhidos 16% das lavouras. Nesta safra, a área estimada pela Emater/RS-Ascar para o cultivo do trigo é de 739,4 mil hectares. A área de cultivo de trigo no RS corresponde a 37% da área brasileira de plantio com o grão.

Fonte: Guia Crissiumal / Foto: GOV RS
Postado: Leila Ruver
Vídeos