Notícia

Agricultura - 24/09/2016 - Emater alerta produtores para não dessecarem trigo sem produto registrado


O Ministério da Agricultura vai intensificar a fiscalização

Nos últimos anos alguns produtores de trigo passaram a aplicar herbicidas para dessecar as lavouras de trigo antes da colheita. Essa prática é adotada com o objetivo de uniformizar a maturação do trigo e adiantar o controle de plantas daninhas para a semeadura da soja. Contudo, o agrônomo Leonardo Rustick da Emater alerta que a dessecação feita com produtos não registrados é ilegal e os produtores poderão ser responsabilizados.

 

O agrônomo alerta que produtos a base de glifosato não possuem registro para este fim no Ministério da Agricultura (MAPA), órgão que regula o registro de todos os agrotóxicos utilizados no Brasil. Segundo ele, além de ficar na superfície do grão, o glifosato é um herbicida sistêmico, cujo princípio ativo é absorvido pelas plantas, que se, eventualmente, ainda se encontram em fase final de maturação. Desta forma, caso o agricultor adote esta prática irregular, os resíduos desse produto irão permanecer no grão e, consequentemente, na farinha de trigo e no pão, prejudicando a saúde da população. 

 

- O Ministério da Agricultura vai intensificar a fiscalização. Os fiscais do Mapa vão coletar amostras de trigo em armazéns da região para verificar a presença de eventuais resíduos do herbicida glifosato no cereal. Alerta aos produtores para que tomem cuidado para não serem penalizados futuramente por uma prática ilegal. O que vale mais é a segurança alimentar dos consumidores – destaca Rustick.

 

O agrônomo destaca ainda que um estudo realizado pela Embrapa mostrou que o amadurecimento forçado do trigo pode não ser financeiramente vantajoso para os agricultores.

 

Além da dessecação em pré-colheita, outras práticas como a dosagem inadequada de produtos agrotóxicos e o uso de produtos agrotóxicos sem registro para a cultura também podem resultar na contaminação do produto final. Para aplicar um agrotóxico, o agricultor deve sempre buscar orientações de um profissional e estar de posse de uma receita agronômica.

 

Em Três de Maio, o trigo está na fase de enchimento e maturação de grãos nos 8,5 mil hectares plantados neste ano no município.

 

Fonte: Redaçã o Rádio Colonial

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos