Notícia

Texto de Opinião - 24/05/2017 - Que esperança - Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra

“A esperança é a última que morre”. Esperança de uma vida melhor. “Minha esperança está em Deus”. “A esperança me alenta e me conforta nas fraquezas porque me faz olhar para além desta vida”.

Quando tomamos uma boa iniciativa temos a esperança de um futuro melhor. “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração”. (Romanos: 12.12).  É alimentando a vida espiritual que nos aproximamos de Deus e sentimos como Ele está próximo. Nossa esperança está em Cristo. Infeliz é quem põe sua esperança nas coisas do mundo. Quem coloca sua esperança nas coisas está perdido.  A esperança nos faz olhar com fé para além da morte. Perde a graça de viver quem perdeu a esperança. O que seria de nós se não tivéssemos esperança? Seríamos como quem não tem fé. Quem nos dá esperança é o próprio Cristo que garante a sua e a nossa ressurreição. Tendo ele ressuscitado temos nós também a certeza que haveremos de ressuscitar. Há pessoas que parece não terem nenhum problema ou nenhuma dificuldade na vida, mas, o seu problema é justamente a falta de esperança. Existem também pessoas que vivem com tantas dificuldades e limitações e o que lhes dá animo é a esperança, de alcançarem o que Cristo nos conquistou, ou seja, a salvação eterna sabendo que esta vida é passageira e limitada. É triste conviver com pessoas que não veem nada além do material e passageiro. É gratificante encontrar e conviver com pessoas que apesar de muitas dificuldades vivem numa esperança contagiante.

A esperança é uma grande força que torna a pessoa forte diante de limitações e sofrimentos. A esperança é a última que morre. É próprio de todo ser vivo lutar pela vida. Todo animal, que se vê em perigo de vida, luta esperneia ou grita, não fica impassível diante da ameaça da morte. Quanto mais o ser humano sabendo das suas limitações e que esta vida é passageira luta para não se perder, mas, faz de tudo para salvar a sua vida para Deus. Enquanto há esperança se luta pela vida. Mais ainda o cristão luta pela vida eterna, pois, o cristão tem a certeza da salvação alcançada por Jesus Cristo para toda humanidade. Mesmo sentindo que a vida se vai indo a esperança nos faz olhar além do limite da morte.

Amigo e amiga! Diante das dificuldades o próprio Cristo nos anima e entre as suas belas palavras Ele nos diz; “não se perturbe o vosso coração, vós tendes fé” (Jo 14,1). É a fé que não nos pode deixar abalar, mesmo que aparentemente tudo esteja perdido é ela o motivo da esperança da vida além da morte. Para quem não tem fé não há esperança de uma vida futura.  Fé e esperança caminham unidas, é preciso alimentá-las.

Ariquemes, 24/05/17 Pe. Renato José rohr, scj.

Postado: Leila Ruver
Vídeos