Notícia

Geral - 24/03/2020 - Por 90 dias, empresas de energia devem suspender cortes de luz de clientes inadimplentes


Governo também proibiu corte de abastecimento de água no RS

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou, nesta terça-feira, que os clientes residenciais não poderão ter o fornecimento de energia elétrica cortado, pelos próximos 90 dias, em meio à pandemia de coronavírus. Essa era uma demanda do governo estadual junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que deve determinar que a medida seja estendida, nas próximas horas, a todas as concessionárias do País.

O conselho da Aneel vai se reunir para deliberar sobre o tema e publicar uma portaria para que a medida possa entrar em vigor.

IMPORTANTE: CLIENTES RESIDENCIAIS DO RIO GRANDE DO SUL NÃO PODERÃO TER O FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA CORTADO PELOS PRÓXIMOS 90 DIAS. ESSA ERA UMA DEMANDA DO ESTADO JUNTO À ANEEL, QUE VAI DETERMINAR A MEDIDA ÀS CONCESSIONÁRIAS DE ENERGIA NAS PRÓXIMAS HORAS.

 

Água

No domingo, o governo gaúcho já havia anunciado medidas referentes às contas de água.

Ficou definido que a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) também não pode suspender o serviço em função do não pagamento, nos próximos 60 dias, e que os clientes de tarifa-social ficarão isentos pelos próximos 90 dias da cobrança. Essa última modalidade contempla famílias de baixa renda que residem em unidades domiciliares de até 60 m².

 

Gás

Em relação ao fornecimento de gás, Eduardo Leite garantiu que segue normalmente para os clientes da Sulgás, com possibilidade de parcelamento de contas próximas do vencimento.

“Definimos com SEMA e Sulgás a ampliação do prazo em 30 dias do vencimento e parcelamento em 3 vezes, sem multa e juros das faturas com vencimento no período de 24/3 a 23/4″, escreveu.

A medida vale para clientes residencias e comerciais (hospitais, restaurantes, supermercados, padarias, hotéis), acrescentou o governador.

 

FONTE: Lucas Rivas/Rádio Guaíba

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos