Notícia

Vera Academia - 24/02/2017 - Coluna Vera Academia dia 24022017


Estudo aponta que atividade física melhora funções cognitivas

 

Uma rotina regular de exercícios físicos pode deixar você mais em forma do que nunca, mentalmente falando. É o que demonstra um estudo realizado recentemente no Canadá. Adultos previamente sedentários foram submetidos a quatro meses de treinamentos físicos típicos do que se faz em uma academia. Ao final, suas funções cognitivas, ou seja,  a capacidade de pensar, recordar e tomar decisões rápidas, melhoraram.

 

O estudo piloto analisou adultos, com idade média de 49 anos, que estavam com sobrepeso e inativos. A equipe de pesquisadores mediram as funções cognitivas com testes neuropsicológicos, bem como composição corporal, fluxo de sangue para o cérebro, rendimento cardíaco e capacidade máxima de exercícios. Depois de quatro meses, como era de se esperar, o peso, índice de massa corporal, massa gorda e circunferência da cintura estavam mais baixos. Também a capacidade física máxima para os exercícios aumentou, em 15%. O que surpreendeu, contudo, é que a função cognitiva também aumentou. Quanto mais os voluntários se exercitavam, e quanto mais peso eles perdiam, melhor se saíam em todos os testes cognitivos. O fluxo de sangue para o cérebro aumenta durante as atividades físicas. Um declínio na função cognitiva é uma parte normal do envelhecimento, e essa queda pode ser pior para pessoas que têm doenças coronarianas.

 

É reconfortante saber que se pode, pelo menos parcialmente, prevenir esse declínio cognitivo por meio de exercícios físicos.

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos