Notícia

Texto de Opinião - 24/02/2017 - Carnaval: Diversão e Prevenção! Não esqueça de cuidar de sua saúde!


Por Suelen Cocco Enfermeira e responsável pela Secretaria Municipal da Saúde

Durante o Carnaval é comum que os foliões abusem de comidas gordurosas, guloseimas, doces, bebidas alcoólicas. No entanto, o exagero durante o feriado pode ser prejudicial, até mesmo, na hora de cair na folia. Para evitar problemas de saúde, e mal estar neste período, seguem algumas dicas da Secretaria Municipal de Saúde:

 

1) A primeira recomendação é ingerir bastante líquido. São necessários dois a três litros para uma boa hidratação do nosso corpo, para isso, água, isotônico, água de coco ou sucos naturais são boas opções.

 

2) Outra medida importante, é não ficar muitas horas sem comer. Para repor o estoque, dê preferência para comidas leves, como barras de cereais, frutas ou biscoitos integrais. Evitar alimentos pesados, fritos ou preparados com muito sal também é fundamental para aproveitar a festa, já que essas comidas são responsáveis pela sensação de moleza após a refeição. No lugar, consuma massas e pães, que são boas fontes de energias, mas dê preferência para as versões integrais desses produtos.

 

3) Álcool, modere para não perder a festa:

Muitas pessoas exageram na ingestão de bebidas alcoólicas e depois acabam perdendo a folia, alcoolizadas, prejudicando sua saúde e até mesmo sendo levadas a serviços de urgência com possíveis complicações perigosas.

O álcool é diurético, pode levar á desidratação, à hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue) que pode causar até mesmo o coma alcoólico. Além disso, o álcool favorece comportamentos inadequados e pode levar à brigas e confusões. 

Beba com moderação, intercale com muita água e sucos, coma antes de beber e durante, e nunca dirija se bebeu. Assim evitará complicações e poderá curtir muitos outros carnavais com saúde.

 

4)  Proteja-se do sol:

A pele e os olhos devem sempre ser protegidos da incidência dos raios ultravioletas, que nos atingem mesmo se o tempo estiver nublado e sem sol. Use bonés, chapéus, camisetas e lembre-se dos protetores solares, que deve ser reaplicado cada duas a três horas. Cuidado com a exposição nos horários entre as 10 e 16 horas quando a incidência de UV é maior. 

 

5) Tenha períodos de descanso entre a folia:

Para evitar o cansaço e o esgotamento, aproveite alguns períodos do dia para descansar. Durma pelo menos seis a oito horas por dia para que seu corpo possa se regenerar e vitalizar. 

 

6) Sexo só se for seguro: Muitas doenças são transmitidas pelo sexo e uma única relação sexual sem preservativo pode ser suficiente para a contaminação por exemplo pelo vírus da AIDS, herpes genital, pela gonorreia, cancro mole e sífilis dentre outras, além de uma gravidez indesejada.

O preservativo (CAMISINHA) é o melhor método para evitar as DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e a gravidez. 

 

7) Cuidado também com os beijos: Além do sexo, algumas doenças também podem ser transmitidas pelo beijo. A mononucleose infecciosa, conhecida como “doença do beijo” causa febre, dor de garganta, inchaço dos gânglios do pescoço, do fígado e do baço. A herpes labial também se adquire pelo beijo, sempre que houver lesões aparentes, aquelas bolhinhas vermelhas em torno da boca. Esta doença permanecerá com você a vida toda e retornará sempre que houver um estresse ou queda da imunidade.

 

Além de seguir estes cuidados básicos, seja responsável e curta muito o período de folia. Divirta-se neste, e preserve-se para os próximos carnavais, afinal de contas, você merece!!!

 

 

SUELEN COCCO

Enfermeira

Responde pela Secretaria Municipal de Saúde

Crissiumal/RS

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos