Notícia

Polícia - 24/01/2017 - Novos PMs devem reforçar policiamento no interior para evitar ataques a bancos


Mais de mil brigadianos vão para cidades do interior a partir do segundo semestre deste ano

Foto: Sgt Luciano Evangelista / PM5 BM / Divulgação

 

O novo comandante geral da Brigada Militar, coronel Andreis Dal’Lago, assume formalmente o cargo amanhã, mas já adiantou o futuro dos novos brigadianos  na corporação. Em entrevista à Rádio Guaíba na manhã desta terça-feira, o oficial reconheceu que o principal déficit na área da Segurança Pública é o contingente humano e informou que, no segundo semestre, pouco mais de mil brigadianos que estão em formação devem ir para as ruas. O destino do efetivo será o interior do Estado, com o objetivo de reforçar o policiamento em pequenas cidades que contam com guarnições de dois a cinco homens. Também tentar evitar os ataques a bancos por parte de bandidos.

 

O eixo Porto Alegre e Novo Hamburgo concentra 76% dos crimes considerados graves, mas não podemos deixar de dar atenção ao interior do Estado. O objetivo é reforçar estas cidades que são alvos de ataques a bancos por bandidos que usam explosivos, maçaricos e até transformando a população em escudos humanos”, destacou.

 

O comandante da BM informou que, entre 2014 e 2015, foi registrada uma média de um ataque a banco por semana no interior. Mas a quadrilha responsável por essas ações foi presa após investigação da Polícia Civil. Dal’Lago, confirmou que parte dos integrantes era composta por membros da corporação, entretanto, há um mês uma decisão judicial concedeu liberdade para os criminosos. Curiosamente, a partir deste fato, foi novamente retomada uma onda de ataques a banco no interior gaúcho.

 

“Coincidentemente, neste período, houve a retomada dos ataques a bancos no interior. Não podemos fazer uma afirmação de que se trata da mesma quadrilha, mas a coincidência existe e nos obriga a retomarmos um trabalho. São bandidos perigosos que no enfrentamento usam até fuzis”, ressaltou.

 

No final do ano passado, 160 novos brigadianos passaram a atuar no policiamento ostensivo em Porto Alegre e cidades da Região Metropolitana. Eles substituíram PMs contratados temporariamente.

 

O comandante-geral da BM também garantiu focar os trabalhos no combate aos homicídios. Salientou que a política de integração da Segurança Pública com a prefeitura de Porto Alegre está em andamento e, além do videomonitoramento, outras ferramentas devem ser usadas para auxiliar o policiamento ostensivo na Capital.

 

 

 

Fonte:Voltaire Porto / Rádio Guaíba

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos