Notícia

Saúde - 24/01/2017 - Equipe de Saúde Mental do HCC desenvolve campanha Janeiro Branco nos diversos setores hospitalares


Leia mais sobre a campanha

A equipe de Saúde Mental do Hospital de Caridade de Crissiumal adere à proposta do Janeiro Branco, que é conhecido mundialmente pelo mês da promoção de mais Saúde Mental e Saúde Emocional. O mês de Janeiro foi escolhido para ser símbolo da campanha por ser o início de ciclos e renovação de projetos de vida. Já a cor branca foi escolhida por ser a somatória de todas as cores e o ponto de partida de qualquer projeto.  Tem se como objetivo geral da campanha, despertar o  significado e os impactos da saúde mental na vida de todos seres humanos. 

 

A equipe de Saúde Mental do HCC é coordenada pela psicóloga Scheila Krüger e a campanha é mobilizada por psicólogos e pelo Grupo de Trabalho Humanizador do HCC. 

 

“Essa campanha nos ajuda a mostrar nosso trabalho e a quebrar paradigmas frente à psicoterapia, pois ainda é vista por muitos como “coisa de louco”. Não podemos esperar que a doença apareça para que a gente vá cuidar. Nós temos que trabalhar antes, fazer o desenvolvimento pessoal, e podemos fazer isso nas nossas relações, como elas estão, em casa, no trabalho, a minha relação comigo mesmo. Quanto às relações interpessoais, precisam ser fortalecidas para que possamos nos comunicar melhor com o outro, ter assertividade, autorreflexão, autopercepção, tudo isso traz um benefício enorme para o ser humano,  que é muitas vezes esquecido”, comenta a psicóloga Scheila.

 

No HCC, algumas ações foram e ainda serão realizadas no transcorrer desse mês. A primeira ação já foi elaborada com os colaboradores da Instituição, com a dinâmica: “Como ter uma boa saúde mental”, onde a equipe responsável pela saúde mental, esteve nos setores e deu algumas dicas, de promoção e prevenção a saúde mental. 

 

A segunda ação é dedicada intensivamente aos pacientes da Unidade de Saúde Mental, com grupos terapêuticos semanais. “A dinâmica “O pote dos sentimentos”, tem tido muito sucesso na prática terapêutica”, afirmou a psicóloga.

 

Já a terceira ação foi realizada pela psicóloga Scheila, com uma discussão sobre a temática com os profissionais da equipe. “Ninguém melhor que nós cuidadores devemos cuidar da nossa ordem psíquica, temos também que estar atentos a esse assunto. Um questionário foi aplicado à equipe, como uma dinâmica para compreender como está a saúde mental de todos”, explica a psicóloga.

 

Outra ação está sendo realizada nesta semana com clientes que usufruem do serviço do Pronto Socorro e internações clínicas, com o objetivo de conscientizar a saúde emocional com a temática do mês: “Quem cuida da mente cuida da vida”.

 

“Temos como objetivo em nossas ações inspirar as pessoas a pensarem numa melhor qualidade mental e emocional de suas vidas, e renascer o que há de melhor em cada um de nós”, afirmou a psicóloga.

 

Os psicólogos acreditam que é necessária a aprovação de uma lei, que oficialize a campanha mundialmente, como marco simbólico da luta da humanidade por mais saúde mental na vida das pessoas, afinal como a literatura traz muito, quem cuida da mente, cuida da vida. 

 

Os cinco objetivos da Campanha Janeiro Branco:

1 – Fazer do mês de Janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas do mundo reflitam, debatam e planejem ações em prol da Saúde Mental e da Felicidade em suas vidas ao longo de todo o ano;

2 – Chamar a atenção de todo mundo para o tema da Saúde Mental nas vidas das pessoas;

3 – Aproveitar o início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para serem verdadeiramente felizes;

4 – Chamar a atenção das pessoas para pensarem a respeito do que precisam mudar em suas vidas para serem, realmente, felizes;

5 – Mostrar às pessoas que sempre é possível o fechamento e a abertura de novos ciclos em busca da Felicidade em suas vidas – afinal, ano novo, vida nova, mente nova!

 

 

Fonte: GTH do HCC.

FOTOS: HCC

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos